A escola é o local que prepara o ser humano para a vida. A criança adquire conhecimentos, interage com os colegas e leva para toda a vida os ensinamentos da escola, o que contribui para a formação de um futuro brilhante. Mas infelizmente não é isso que vem ocorrendo, a escola vem se transformando em um local muitas vezes perigoso e palco de crimes terríveis, como o massacre na escola de Realengo que matou 12 crianças. As famílias das vitimas ficaram destruídas e a população ficou em estado de desespero.
O que leva um ser humano a destruir a vida de crianças dentro de uma escola? Nada, absolutamente nada pode justificar essa atitude! E evitar esses problemas é ainda algo bastante polêmico, pois muitas situações podem ser consideradas como soluções a esses problemas.
Todos devem entrar na escola? Não, deve haver uma identificação de quem entra e quem sai da escola. Os alunos precisam se sentir seguros, afinal a escola é um ambiente de estudo, onde o único objetivo é o aprendizado. As famílias precisam ter certeza de que seus filhos estão em um local que não apresenta riscos.
Outra maneira de solução é a presença de policiais devidamente armados nos portões das escolas. Desta forma a segurança seria ainda maior. A escola não pode ser associada com tragédias, mortes e sofrimento, é preciso rever esse quadro, tornando a escola o que ela realmente deveria ser um local de tranquilidade, segura e muito ensino.
A escola ainda pode ser um local perfeito, mas para isso todos devemos lutar por uma maior qualidade no ensino e por escolas cada vez mais preparadas para receber os alunos.
Comentários do corretor
APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
ACENTUAÇÃO
Quais são as soluções para acabar com a violência nas escolas? Cite exemplos e dê dados que deixam sua produção ainda mais persuasiva. Saia da superficialidade. Leia mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |