Diante da situação alarmante na qual se encontram a escolas no Brasil no que diz respeito à violência vivenciada no dia-a-dia não só pelos alunos como pelos professores. Questiona-se de que forma se pode contribuir para a proteção da comunidade escolar.
Não é de hoje o conhecimento do problema referente às condições precárias em diversas escolas públicas do país. Contudo além de problemas estruturais, certas crianças e adolescentes não respeitam professores nem colegas chegando a agredi-los, entretanto no máximo são punidos com alguns dias de suspensão. Nas reuniões pedagógicas, poucos são os pais que aparecem para acompanhar o comportamento do filho. Alunos que apresentam alto nível de agressividade ou dificuldade de relacionamento com os outros não têm apóio psicológico.
É evidente que o Brasil está crescendo economicamente e está diminuindo as taxas de miséria, contudo não está valorizando a educação. A Educação não deve ser praticada apenas no sentido de ensinar a interpretar corretamente um texto ou fazer cálculos, mas sim deve estar relacionada com lições de cidadania e conscientização.
Assim, medidas extremas como as instalações de detectores de metal ou câmeras não são viáveis, pois além de ter um custo muito alto, traria desconforto para alunos e professores.O necessário é uma integração entre pais, alunos ,professores e psicólogos para que juntos possam estabelecer um vínculo(através de projetos)para lutar contra a violência nas escolas.
Comentários do corretor
COMPLETE O SENTIDO DA FRASE
ERRO NA ACENTUAÇÃO
Estruture melhor as suas frases para que suas ideias não fiquem confusas. Argumente mais e desenvolva melhor as suas ideias. Saia da superficialidade. Leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |