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Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 27/07/2022

Status:

Corrigida
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Na coleção de livros Percy Jackson, do Rick Riordan, vemos grandes exemplos de amizade e amor. É mostrado, (Sem vírgula) como ter amizades é importantes, amizades verdadeiras que se doam um pelo outro, sempre unidos não importando a distância, se apoiando, criando momentos para a vida toda. A cada página, também é possível perceber a importância de primeiro conhecer, fazer amizade antes de começar um relacionamento amoroso, porque assim, o relacionamento não se torna raso baseado apenas no momento. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Como exemplo vemos o relacionamento de Percy e Annabeth, que se tornaram grandes amigos, com uma confiança inabalável, antes de decidirem começar algo, e por isso conseguem passar, com mais facilidade por altos e baixos, juntos. Contudo, dentro de um relacionamento, o que menos importa é o tempo. A autora Jane Austen fala sobre isso em seu livro Razão e sensibilidade, “Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição. Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais do que suficientes para outro”. (Abordagem limitada. Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Fora da ficção vemos quão fria e descuidadamente têm sido tratados os relacionamentos interpessoais. Começando dentro de casa com os pais, até com os colegas na escola e na internet. O respeito com o próximo, o amor, o carinho vem acabando. Cada vez mais as pessoas têm se tornado frias, na coletânea de livros, conhecida como bíblia, vemos no livro de Mateus 24.12, que “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará”. E se o amor entre familiares e amigos tem se esfriado tanto, imagine entre casais. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, relacionamentos pessoais têm sido trocados pelos virtuais, não que esses não sejam reais ou importantes, mas são distantes. É comprovado cientificamente que precisamos ter pessoas com as quais possamos contar, por perto. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar físico e emocional. A solidão adoece. A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades e consola nos momentos difíceis. (Reestruture. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Da mesma forma, os relacionamentos amorosos têm sido tratados, e desenvolvidos. Relacionamentos sérios têm sido rejeitados, desprezados e renunciados. (Truncamento) Como se nada fosse duradouro. A nova moda é o relacionamento aberto, onde se namora, e ao mesmo tempo não se namora, se fica com quem quiser, não se tem compromisso ou responsabilidade . É uma geração que não quer abrir mão em prol do outro, não quer ter compromisso, responsabilidade, e por isso os casamentos, aos poucos, estão deixando de ser algo recorrente e considerado importante. E

(Reveja a estratégia coesiva) No entanto, esse assunto é um tanto quanto delicado, e não existe uma solução concreta. Vivemos num país livre, onde cada pessoa é livre para ter seus próprios pensamentos e crenças, desde que não fira os direitos do outro ou viole alguma lei. E não casar, não dar importância para relacionamentos, não quebra nenhuma lei. Mas essa situação, está, aos poucos, destruindo o que conhecemos do amor, da família, da amizade e do casamento. É possível mudar essa realidade? Talvez, contudo, para isso é primordial querer assumir um compromisso. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200