Atualmente, a ideia do casamento não possui a mesma força e importância que já possuiu, ele era considerado uma passagem fundamental da vida. A mudança da concepção do casamento deve-se a uma série de fatores (Dê exemplos). Nesse contexto, deve-se analisar as causas histórias que levaram a essa mudança buscando compreendê-las melhor.
Em primeiro plano, nota-se que o Brasil foi construído sobre um sistema patriarcal onde as mulheres eram subjugadas por homens. O casamento era visto como uma forma de estabelecer tanto conexões entre famílias, quanto conexões econômicas. As mulheres eram obrigadas a casar-se, nos dias de hoje, elas têm o poder de escolha. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, as mulheres também não tinham direito de trabalhar e buscar seu próprio sustento, tornando-as dependentes de seus maridos, que tinham o papel de provedor. Essa não é mais a realidade, mulheres e os homens possuem o mesmo direito de trabalho. Desse modo, muitas optam por investirem em suas carreiras antes de se unirem a alguém. (Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Com o exposto (Vírgula) é possível notar as mudanças que o papel do casamento sofreu ao longo dos anos. É de suma importância que o Estado e as escolas reconheçam essas transformações e promovam campanhas e ações para mostrar que apesar do casamento não ser tão essencial quanto antes, ele ainda é uma forma de conexão entre as pessoas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |