Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI
Século XXI e suas "modalidades", foram muitas as mudanças vivenciadas até os dias de hoje, em meio a tantas, o casamento se tornou uma delas. É explícito como a vida conjugal se tornou fútil. Isto é resultado do desrespeito e da falta de amor próprio em geral. (Melhore a apresentação do tema)
Certamente, ainda se ouve histórias não tão antigas como por exemplo: os namoros que um tinha que ficar longe do outro, os casamentos que eram arrumados e muitos eram obrigados, mesmo assim eram resistentes e duradouros. O mundo evoluiu, muitos direitos foram conquistados, isto pode ter contribuído para a falta de respeito e de intolerância de um para com os outros, atingindo a vida conjugal e fazendo com que o casamento deixe de resistir a qualquer coisa indiferente da gravidade ou até mesmo a mais simples do cotidiano. Com isto vale lembrar o que o poeta Vinicius de Moraes disse "que seja eterno enquanto dure", percebe-se que muitos aderiram esta frase e segue a risca. (Reestruture e explore com mais produtividade. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, observa-se, (Sem vírgula) que a empatia deixou de existir. A geração de hoje tornaram-se tornou-se intolerante e se quer sequer tentam se colocar no lugar do outro fazendo com que o amor se esfrie e dar dá lugar para o confortável e o conviniente. Além do mais o respeito, o amor, a tolerância, estão ligados para a união de duas pessoas mesmo que seja indiferente da sexualidade. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o casamento precisa ser revisto com responsabilidade, vê -se a necessidade de reconquistar o respeito, o amor, a empatia e a dignidade , com isto a tolerância passa a ser leve. Sendo assim cabe cada um buscar ajuda, apoio as profissionais com psicólogos, grupos de casais para que possam reaprender a conviver e respeitar a diferença um do outro. Assim viver em harmonia e superar qualquer obstáculo. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |