Nos séculos passados o relacionamento entre as pessoas era visto como um matrimônio impossível de se separar tanto por valores morais quanto por dogmas religiosos. Porém nos tempos atuais tanto os valores morais e quanto religiosos não são impostos para as pessoas e a escolha pelo parceiro é respeitada, com isso em vista o imediatismo de encontrar uma pessoa para se casar e o individualismo na era moderna são os maus para a vida em conjunto em casais. (Melhore a contextualização do tema. Apresente as ideias com clareza)
Em primeiro lugar, o imediatismo, segundo a psicanalista Maria José de Mendonça, o consumo assim como no capitalismo é efetuado na mesma proporção (Reveja essa discussão). Dessa forma o comportamento da ansiedade e de ter algo como posse, (Sem vírgula) pode ser comparado com o capitalismo que no século XXI. A preocupação em encontrar alguém para conviver por vários anos é desvalorizado, porque o imediatismo em ser feliz é o mais importante. (Reestruture e explore a discussão com clareza. Reveja o recorte do tema)
(Boa estratégia coesiva) Logo em seguida, a indivudualidade é essencial para o casal, porque é fundamental na autorrealização de um casamento, já o individualismo, como explica a educadora MBA em gestão de pessoas Suely Buriasco, o segundo destrói relacionamentos e propicia a solidão. Por isso a comunicação e o parceiro se colocar no lugar do outro pode manter o comprometimento entre os cônjuges em equílibrio. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, os casamentos se tornam descartáveis pelo imediatismo e o individualismo que estão arraigados na sociedade moderna, e por isso a importância do Ministério da família e direitos humanos intercederem eventos em conjunto com empresas privadas que colaborem em divulgar os fundamentos de um casamento estruturado, a fim de informar os cidadãos brasileiros as consequências do imediatismo e do individualismo numa relação matrimonial. (Faltou apresentar o detalhamento e os meios)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |