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Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 26/07/2022

Status:

Corrigida
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Há 40 anos atrás, em 1997, o divórcio foi instituído pelo senador Nelson Carneiro. Tal feito possibilitou aos casais interromperem seus relacionamentos amorosos formalmente, esse documento possibilitou a muitos indivíduos saírem de relações extremamente tóxicas e infelizes. Entretanto, com o passar do tempo houve um aumento maçante no número de divórcios efetuados, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), de 2004 a 2014 houve um salto de 160%, que continua a aumentar ao decorrer dos anos. Nesse sentido, cabe a análise a cerca dos fatores que influenciam o por que porquê dos casamentos se tornaram descartáveis no século XXI, dando ênfase a fragilidade das relações interpessoais e o individualismo. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano, a fragilidade das relações interpessoais é a principal responsável pela descartabilidade dos casamentos da atualidade. Sob esse viés, o historiador Arnold Toynbee contempla: "Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida real", pois a sociedade tem atingido diversos avanços na área tecnológica e científica, porém, não tem alcançado evoluções mentais, visto que, (Sem vírgula) não consegue suprimir ao vício dos aparelhos eletrônicos, tornando-os empecilhos até nas relações românticas, em que o contato e a interação com companheiros e familiares é deixado de lado, assim impedindo um bom andamento da relação. Percebe-se então, (Sem vírgula) que a tecnologia impactou os relacionamentos, de modo a tornarem-nos frágeis e com duração limitada, ou muitas vezes, não acabam por conta da sua superficialidade cômoda. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o individualismo cristaliza a descartabilidade dos casamentos atuais. (Truncamento) Pois, segundo o escritor brasileiro Augusto Cury "o individualismo é amigo da solidão e ambos fecham a porta para a felicidade", em vista disso, atrelado ao egocentrismo, o individualismo tem provocado a falta de empatia e compreensão em relacionamentos, nos quais ressalta-se o "eu" superior ao "nós", agregado, (Sem vírgula) a uma sociedade que exalta e glamoriza o sentimento de orgulho e a falta de compaixão perceptíveis principalmente em filmes e séries, como por exemplo, na série americana Peaky Blinders, na qual o personagem principal, Thomas Shelby, se tornou conhecido e aclamado por ser considerado "frio e calculista". Infere-se então, (Sem vírgula) que esse pensamento individualizado seja combatido para a evolução da sociedade brasileira.

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, urge que medidas sejam tomadas para a resolução do impasse, de maneira que o Ministério da Educação, (Sem vírgula) crie (Vírgula) em parceria com escolas, projetos e brincadeiras que influenciem ao menor uso do celular possível, essa ação deve ocorrer por meio do envolvimento familiar, promovendo a valorização das relações interpessoais. Além disso, a mídia deve proporcionar campanhas que demonstrem a importância da coletividade e da empatia. Tais ações devem ser realizadas com o intuito de formar uma sociedade que reconheça a importância das relações, não só interpessoais, mas sociais e humanas também. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200