Desilusão matrimonial - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 26/07/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra " Sociedade Líquida", do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o autor menciona que as pessoas vivem em tempos líquidos, ou seja, uma nação individualista e com fluidez nas relações humanas. De maneira análoga, o problema proferido por Bauman vai ao encontro com a realidade contemporânea, uma vez que os casamentos se tornaram descartáveis. Nesse prisma, deve-se analisar como o individualismo social e a negligência familiar impulsionam a problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, é fulcral pontuar, a princípio, o individualismo nas relações sociais como prorrogador do imbróglio. Nesse sentido, o escritor francês Guy Debord expõe, em seu livro " Sociedade do Espetáculo", a necessidade que os indivíduos possuem em sempre disputar para ver quem faz o melhor "show". Nessa ótica, é notório o comportamento egocêntrico da maioria das pessoas que se casam no século XXI, tendo em vista que o casal não se importa com os sentimentos um do outro, mas em sempre querer parecer correto em seus atos. Por consequência, devido a muitos optarem por não buscar por ajudar, por exemplo psicológica, infelizmente, as pessoas se sentem excluídas da relação e acabam descartando o matrimônio. Desse modo, é indubitável uma mudança dessa postura social para o contentamento coletivo. (Delimite e explore com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar que o crescimento dos divórcios deriva da negligência familiar. Nessa lógica, consoante à Constituição federal de 1988- lei de maior hierarquia jurídica do país- é dever da família zelar pela segurança e bem-estar de seus filhos. Contudo, é fato a falha na execução desse dever, visto que, por conta de desentendimentos familiares, grande parcela dos adolescentes, muitos ainda menores de idade, se casa buscando se afastar dos pais (Reestruture essa discussão). Nessa circunstância, vários casamentos não dão certo, pois os jovens não estão preparados para uma vida de responsabilidades conjugais. Logo, urge conter essa lacuna familiar e garantir a segurança de todos.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problemas expostos, medidas são necessárias medidas para conter o óbice no cenário brasileiro. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde, responsável pela política nacional de saúde, criar projetos de incentivo ao tratamento psicológico, por meio de campanhas nas mídias sociais, a fim de conter o individualismo no casamento, incentivando o diálogo. Ademais, o governo federal, instância máxima de poder, em parceria com o conselho tutelar, com o objetivo de conter a impressionabilidade dos pais, deve intensificar a fiscalização de abandono nas famílias, através do monitoramento feito por assistentes sociais. Destarte, os casamentos não serão mais descartáveis e o Brasil não terá mais relações líquidas. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção(

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200