As liberdades individuais que gradativamente vêm sendo conquistadas, a exemplo da emancipação feminina e o reconhecimento de direitos à comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla), deram dinamismo à vida nas sociedades atuais. Essas liberdades, associadas aos avanços tecnológicos de comunicação, mudaram o modo de algumas instituições, sendo o matrimônio um exemplo. (Melhore a contextualização do tema)
O casamento, desde o início da civilização, é mais que um mero desejo de união entre duas pessoas dispostas a viver em convivência mútua; é uma instituição a qual predominantemente o Estado e a Igreja revestem de formalidades (Explore essa discussão com mais produtividade). Apesar de o dever de zelo e vigília do casamento couber aos dois indivíduos, é fato que a mulher sempre se atribuiu a culpa pelo possível insucesso, mesmo sabidamente submetida a infidelidades e violências.
(Melhore a estratégia coesiva) Com as manifestações das mulheres pela luta de direitos sempre assegurados e restritos aos homens, puderam elas, mesmo que de forma incipiente, experimentarem de liberdades que nunca puderam ter. O direito ao voto e aos estudos pôde fazê-las perceber o quanto ainda eram menosprezadas pela sociedade machista, que sempre lhe impuseram condutas rígidas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as mulheres, com mais tempo de estudo e possibilidade de conhecer novas pessoas, principalmente no mundo online, puderam repensar o que queriam para si, sendo um casamento um item a ser revisto em suas vidas. É sabido que é multifatorial os motivos pelos quais se dissolvem os matrimônios, mas a falta de seres independentes e livres com suas escolhas é motivo de relevo e consideração, e o Estado e a Igreja precisam atentar a esse fato. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |