A Guerra das Rosas foi um conflito interno na Inglaterra entre as famílias York e Lancaster pela disputa do trono inglês, o evento foi encerrado somente com a união matrimonial entre as famílias. Nesse período, início da Idade Moderna, a constituição de um casamento era um importante acontecimento, pois o evento era decisivo para a proteção familiar e financeira dos envolvidos, resultando em uniões estáveis e duradouras. Já nos dias atuais, no entanto, a ideia acerca do matrimônio é bem diferente daquela em antigos períodos históricos, uma vez que a curta duração das uniões matrimoniais é cada vez mais comum. Nesse sentido, é necessário analisar tal mudança, a qual está intrinsecamente ligada às mudanças sociais e legislativas. (Muito bem. Formulou a tese)
Cabe discursar, primeiramente, sobre como as transformações da sociedade acabaram influenciando o presente cenário dos casamentos. Tais mudanças sociais, provocadas por eventos como as Guerras Mundiais e Revoluções Trabalhistas, trouxeram novos papéis ao homem e a mulher, tornando-os mais independentes e com a chance de conquistar seus postos sociais e não de herdá-los. Porquanto, outrora, o casamento forjava as funções sociais, tratava-se de um meio de conservação de capital e títulos em um grupo, algo que tornava difícil a sua dissolução. Assim, atualmente, a duração de um casamento não está mais ligada a postos sociais, mas a interesses afetivos, cuja subsistência é mais volátil, o que finda em um maior número de uniões de curta duração. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, surgiu a necessidade de mudanças na legislação brasileira para o rompimento do vínculo matrimonial, facilitando a separação entre os casais. Antes da Constituição federal de 1988, o valor do casamento era fortemente dirigido pelos valores religiosos, que não aceitavam o divórcio (Melhore a construção dessa ideia). É importante ressaltar que o estabelecimento do divórcio no Brasil ocorreu somente com a Lei do Divórcio em 1977, antes dessa data não havia a possibilidade de dissolução legalmente. Desse modo, com a criação da lei e o amparo constitucional, os casais com o matrimônio fragilizado passaram a se divorciar mais facilmente, uma vez que não havia essa possibilidade anteriormente. Fato que pode ser ratificado pela pesquisa na Comarca de Colatina-ES, a qual mostra que o número de divórcios está aumentando consideravelmente desde 1980.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para conter o crescente número de uniões efêmeras, pois conforme o relatório da Relationships Foundation casais casados (Redundância) geram maiores finanças que os solteiros, o que torna o casamento um acontecimento benéfico à sociedade como conjunto. Para tanto, o Ministério da Educação, responsável pela formulação do currículo escolar, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais (Vírgula) devem investir na educação emocional dos estudantes. Isso ocorrerá por meio de atividades extracurriculares para que os discentes venham aprimorar suas inteligências emocionais, a fim de que seus futuros casamentos sejam frutos de uma escolha racional e não de sentimentos momentâneos. Também é importante que o serviço social municipal ofereça acompanhamento psicológico àqueles que buscam o divórcio legal, com o intuito de evitar separações desnecessárias. Desse modo, haverá uma maior reflexão a respeito do valor do casamento e ele não será tão descartável quanto tem sido nos dias atuais.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |