Antigamente, até o século XX, os casamentos eram algo que podia durar a vida toda, mas hoje estão se tornando descartáveis, pois as pessoas devem achar que assim são mais felizes e livres, mas esse não é o único problema, pois tem a questão do divórcio, na qual várias pessoas têm falta de conhecimento sobre o assunto. (Evite um parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
Nos casamentos antigos, o homem trabalhava e a mulher cuidava da casa e dos filhos, fazendo com que o amor nos casamentos que as pessoas tinham até o século passado, muitas vezes era falso (Melhore a construção dessa ideia). As mulheres não tinham poder de fala, e acabavam sendo obrigadas a continuarem casadas mesmo sendo maltratadas pelos maridos se não fizessem o que ele mandava, mas hoje, as mulheres têm poder de fala, podendo escolher com quem casam ou se querem casar. Esse é um dos motivos do casamento estar sendo descartado. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) É visto que o motivo dos casamentos estarem se tornando descartáveis é porque as pessoas não querem se casar por precisar de bastante responsabilidade, já que, se a mulher engravidar, é função do homem cuidar e apoiar ela o máximo que puder para que os dois criem o filho da melhor forma. Mas tem gente que quer curtir a vida postando fotos em redes sociais a vida incrível de solteiro que tem, e que se casar não está nos planos para o futuro. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |