No livro "Teoria do Medalhão", Machado de Assis estabelece uma potente análise de comportamentos controversos. Se fosse recontextualizado para os dias de hoje, a ficção oportunamente poderia contemplar discussões acerca dos casamentos terem se tornado descartáveis no século XXI, uma vez que tal abordagem permite reflexões a respeito da mediocridade social em relação aos desafios impostos. Diante disso, é visível que isso ocorre por causa do medo que muitos possuem de carregar tamanha responsabilidade e das constantes agressões que acontecem no mundo atualmente. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, vale ressaltar que em um casamento é preciso ter confiança e responsabilidade, o que “assusta” muitas pessoas, por estarem acostumadas com uma vida sólida e simples. Sem contar que discussões bestas acabam causando o desgaste emocional, que futuramente resultará em divórcio, o que segundo pesquisas do IBGE (Desenvolva a sigla) teve um aumento de 24% nos últimos cinco anos. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as agressões constantes contra as mulheres no casamento é outro fator a ser considerado, pois muitas pessoas possuem o medo de serem violentadas por seu parceiro. Um exemplo disso é o caso do Dj Ivis que em 2021 espancou a sua esposa e foi flagrado pelas câmeras de sua própria casa. Por essa razão, é notório a importância de discutir sobre essa vertente. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que o medo que muitos possuem de tamanha responsabilidade é um fator fundamental para a persistência desse panorama. Com o intuito de amenizar essa problemática, as escolas, em parceria com as famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil, por intermédio de palestras, com a participação de psicólogos e especialistas, que debatam acerca da importância do casamento no século XXI, com o objetivo de desenvolver, desde a infância, a conscientização dos jovens acerca da temática. Feito isso, o conflito vivenciado não se tornará realidade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |