[Sem título] - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 22/07/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No ano de 2021, ocorreram 80.573 divórcios no Brasil, 4% a mais que em 2020, de acordo com levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil — Conselho Federal (CNB/CF). Os dados são um recorde e apontam para um fato cada vez mais crescente: os brasileiros estão se divorciando cada vez mais. Seria por causa de uma busca infundada por um relacionamento perfeito ou a influência das redes sociais — onde, com apenas o deslizar de um dedo, as pessoas aprovam ou descartam possíveis pares amorosos? Talvez ambos. (Melhore a contextualização do tema)

O termo "amor líquido", cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, descreve justamente como os relacionamentos humanos atuais estão sendo influenciados pelo "boom" da tecnologia. Torna-se mais fácil envolver-se romanticamente online através de aplicativos amorosos ou então acabar com uma relação rapidamente, através do famoso ghosting, que consiste em não responder mais as mensagens do suposto interesse amoroso. (Explore mais a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Esses fatos parecem bater de frente com dados a respeito dos casamentos da geração Z (os nascidos entre 1997 e 2015): eles se casam mais cedo, são mais românticos e conservadores e são abertos a compartilhar detalhes sobre os relacionamentos da internet, se comparados aos millenials. Então por que o número de divórcios é tão alarmante? (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Melhore a estratégia coesiva) É preciso levar em conta que, nas relações do século passado, muitas vezes as mulheres eram oprimidas e obrigadas a permanecerem em casamentos com violência e insatisfação. No cenário atual, é muito simples realizar um divórcio, processo que pode ser feito através da própria internet. Talvez, por ser algo tão acessível, o divórcio tenha se tornado banal, mais fácil de ser feito do que resolver problemas dentro do relacionamento. (Explore mais a discussão. Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver uma questão tão complicada, o Ministério da Educação poderia pode, através de palestras e programas ministrados aos jovens em idade escolar, discorrer sobre o nível de importância de um casamento e que essa decisão deve ser tomada com muito cuidado, como forma de instruir a geração futura a não banalizar os casamentos e assim, quem sabe, diminuir a porcentagem de divórcios no país. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200