No programa "Vai dar Namoro", apresentado por Rodrigo Faro, participantes tentam, por meio de "cantadas", atrair a atenção de mulheres e, se possível, conseguir um relacionamento. Entretanto, a interação entre os casais, na grande maioria das vezes, é instantânea. O sucesso de programas, como o supracitado, se dá pela adequação com o cotidiano, como por exemplo, os vários casamentos descartáveis. Essa questão da descartabilidade do casamento é um infeliz acontecimento do século XXI causado, (Sem vírgula) principalmente pelas redes sociais e a falta de informação. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, deve-se entender porquê o casamento se tornou, na grande maioria dos casos (Vírgula) descartável. Devido à evolução tecnológica, principalmente, das redes sociais, as pessoas acabam, infelizmente, comparando suas vidas a de famosos e descobrem, de forma equivocada, que seu casamento é infeliz, visto que, (Sem vírgula) não se adequa ao relacionamento "perfeito'' das redes sociais. Dessa maneira, os casamentos acabam se tornando perecíveis e com "prazo de validade" curto. (Discussão pertinente. Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além das redes sociais, pode-se citar também a falta de informação dos casais, o que corrobora para a triste situação. A educação de casais, por meio de terapias e encontros, pode contribuir para o fim do que Zygmunt Bauman chamou de "Amor Líquido", ou, relacionamento descartável. Logo, a educação de casais é peça fundamental para a resolução da problemática. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, para que os casamentos se tornem duradouros deve-se fornecer informação à população. Assim, o Ministério da Educação deverá fornecer um aplicativo gratuito destinado a casais. Tal aplicativo deverá conter vídeos aulas videoaulas, produzidas por terapeutas especializados na área de relacionamentos, que irão fornecer todas as informações que contribuirão para um casamento feliz. Esse aplicativo será feito por meio de recursos da União. Portanto, tal proposta irá facilitar a vida de muitos casais e colocará fim ao "Amor Líquido".
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |