Lixo reciclável - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 22/07/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Historicamente o patrimônio do casamento sempre foi uma questão de religiosidade e também de comprometimento mútuo, assim tornando cíclico a relação dos envolvidos.
Outrora, o casamento cristão está diretamente associado ao termo descartável, pois, (Sem vírgula) a união que ocorre dentro de patrimônios religiosos estão submetidas a regras, em específico as mulheres. De acordo com o livro filosófico "Bíblia": (Efésios 5:22-23)." As mulheres não precisam se submeter a todos os homens nem estão barradas de serem autoridades. Mas, no casamento, o marido tem uma posição de liderança". (Reestruture e formule a tese) 

No livro "O lado bom da vida" (Vírgula) de Matthew Quick , ele aborda um casal divorciados, mas que ainda o protagonista (Patt) tenha a esperança em reatar o a relação cujo teve um término. Na obra, o personagem Patt se vê no "lugar ruim" sem a sua esposa, com isso ele idealiza que o lugar bom para ele, (Sem vírgula) seria ao lado de sua companheira, assim deixando claro a dependência emocional que ele sente por ela. O autor aborda além da dependência emocional, ele pauta sobre transtornos psicológicos, traumas pós-casamento, o escapismo, o tratamento clínico e suicídio. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Para intervir na problemática, é necessário que todos os patrimônios de união, (Sem vírgula) mudem a frase "Até que a morte os separe", pois, (Sem vírgula) é inevitável que determinado casal fiquem juntos com as suas tramas pessoais. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Reveja a relação do título com a discussão proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200