É notório que muitas relações estejam se tornando cada vez mais vulneráveis. Nos últimos anos, podemos ter visto ao nosso redor muitos relacionamentos chegando ao fim, e junto à a eles, os casamentos. Mas porque em pleno século XXI este chamado "amor liquído" está acontecendo? Não era para cada vez mais as pessoas estarem tendo consciência de seus sentimentos e relações? Sendo mais maduras para passar pelas dificuldades e rotinas? Não é isso que os dados mostram, eles mostram o aumento no número de divórcios e a diminuição no número de uniões registradas. E isso evidentemente vem do avanço da técnologia no século XXI, onde não percebemos apenas nos casamentos (Vírgula) como os relacionamentos pessoais no geral, sendo trocados por aparelhos eletrônicos. Isso vem muito pelo fato de ser mais viável se comunicar apenas por mensagens com pessoas diferentes ao mesmo tempo, deixando de lado o aprofundamento nas ideologias, emoções e contatos visuais. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese)
Sob o mesmo ponto de vista, entende-se que cada vez mais as identidades estão sendo forjadas por aparelhos eletrônicos, pois por meio deles, (Sem vírgula) você pode se descrever como você quiser, facilitando na maioria das vezes os interesses e comunicações. Logo, tornando cada vez mais perceptível a divisão entre mundo virtual e mundo real, onde as pessoas se prendem muito a um mundo e se distanciam de outro, que na maioria das vezes, (Sem vírgula) é o mundo real e suas relações. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os casamentos no século XXI são resultados disso, seguido das novas gerações que não estão mais tão tolerantes com as relações, não se colocam com frequência no lugar do outro, não diálogam tanto quanto antes e preferem ficar nas mídias sociais ao resolver assuntos pendentes, assim permanecendo na relação apenas quando está confortável e conveniente. Vale destacar o papel da pandemia nesse tema, que fez com que os casais tivessem que conviver por mais tempo juntos e manter suas relações saudáveis, lidando com as diferenças e a rotina. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, há maneiras de fazer com que o número de uniões se estabilize, já que a nova geração destacada por ser "mais fluída" na maioria dos casos diz que o casamento não é uma opção muito discutida nas suas relações, ou seja, que não tem o desejo de casar oficialmente no papel. Entretanto, para que os divórcios possam diminuir de maneira equilibrada, as principais alternativas seriam divulgações nas mídias sobre assuntos respectivos a relacionamentos, conselhos e reflexões para que hajam mais diálogo entre os casais. Outra alternativa seria programas de casais, seja na televisão e plataformas de stream, como programações de casal no mundo real, fazendo acadêmia, terapia e indo a eventos juntos, tudo isso podendo ser divulgado diariamente nas mídias sociais, já que a tecnolologia está sendo muito usada pelos mesmos atualmente. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |