Em um dos versos do poema “A flor e a Náusea” (Vírgula) de Carlos Drummond de Andrade (Vírgula) diz: “as coisas, que triste são a coisas, consideradas sem ênfase”, a qual estabelece uma crítica à realidade social vivida pelo poeta diante da crise socioeconômica e da política. Tal abordagem escrita pelo romancista pode refletir o cenário finito dos casamentos na contemporaneidade, isso porque há uma problematização entre o meio de vida moderno do século XXI e a falta de vínculos mais duradouros em um mundo apregoado pela tecnologia. Então, esse desequilíbrio pode ser respondido devido à globalização afetar o cotidiano dos indivíduos e o autoconhecimento, isto é, a identidade humana ser diminuída por filtros e ilusões em um espaço digital descontrolado.
Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, que a globalização se tornou não só uma realidade interconectada e de informação, mas trouxe suas consequências, um exemplo é o ritmo de vida das pessoas – muitas vezes sem tempo para o lazer, brincar com as crianças e, tampouco, conversar frequentemente com o cônjuge. (Truncamento) Pois a concorrência, a empregabilidade e o dinheiro estão associados, deixando, evidentemente, os seres humanos sem tempo para viver (Melhore a construção dessa ideia). Dessa maneira, percebe-se uma afetação nos casamentos do século XXI, enfraquecendo-os, tornando-os descartáveis, no sentido de beneficiar apenas a globalização em detrimento da harmonia conjugal. E como finaliza o sociólogo Zygmunt Bauman, a pós-modernidade tornou as relações líquidas e passageiras.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se nessa era técnico-científico e informacional uma atenção exacerbada aos seguidores e fotos idealizada de uma felicidade plena. Por outro lado, no entanto, a proximidade real entre amigos, família e, acima de tudo, do casamento, secundariza-se num ambiente comum, sem filtros ou ilusões encontradas na internet. Por isso, o escritor Umberto Eco já afirma que a internet bestializa as relações e as ações dos indivíduos, consequentemente, o vínculo de casamento perde sua essência, pois falta autoconhecimento e identidade humana. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, é notório enfatizar um equacionamento ruim aos casamentos da atualidade, porque há ausência de valores e problemas envolvendo excessos da tecnologia. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão de caráter socioeducativo e de pedagogia inclusiva da nação, propor, por intermédio da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, disciplinas as quais agreguem reflexão enfática ao problema, desde as séries iniciais, tais como sociologia, estudo políticos e a atualidades. (Truncamento) Além de promover cidadania, porque os cidadãos serão instruídos a ajudar seu próximo, deve possibilitar conhecimento sobre o tema e, dessa forma, possa construir ênfase às coisas importantes da vida. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |