No filme da Disney ‘’Valente’’, a personagem principal, Merida, percebe que não quer se casar, podendo assim aproveitar mais a vida e ficar ‘’livre’’ das responsabilidades do matrimônio. De maneira análoga à realidade do século XXI, os casamentos se tornam um grande empecilho para muitas pessoas, sendo os ‘’solteiros’’ alvo de críticas até de familiares e amigos. (Truncamento) Sendo necessário visar que casamento não é obrigação e sim escolha, (Justaposição) diante disso é necessário destacar os principais motivos para o casamento ser tão desgastável neste século, os quais são: o estigma diante do matrimônio e os relacionamentos que não conseguem ser estáveis. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, o estigma vinculado ao casamento é muito forte vindo dos pais e avós. (Truncamento) Sendo que muitos familiares, os quais alguns já têm um bom tempo de união, querem que isso passe a diante, com os filhos e netos, porém não ocorre sempre como o planejado. De acordo com a frase do filósofo Sêneca: ‘’ O amor não se define, sente-se.’’, o amor só pode ser percebido pela pessoa, dependendo do tempo e influência, não é algo que tenha de ser obrigado, mas sim reconhecido naturalmente. Assim, posteriormente, esse estigma vinculado ao casamento perfeito causa ansiedade e muitas vezes decepção por parte do indivíduo que não encontra um parceiro. (Melhore a apresentação dessa discussão. Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os relacionamentos vêm ficando ainda mais instáveis. Isto é ocorre pelo fato de muitos não procurarem um relacionamento sério, e depois de todo os ‘’esforços’’ gastos, (Sem vírgula) não querem se arrepender de deixar os sentimentos pela pessoa. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman: ‘’O mundo atual vive um momento de frouxidão nas relações sociais.’’, na qual evidencia os indivíduos que não querem se comprometer, no qual, mesmo se comprometendo, não levam a relação à frente na vida (Melhore a apresentação dessa discussão). (Truncamento) Gerando com isso um descarte ao compromisso, e, consequentemente, ao noivado.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para traçar um meio para combater o desgaste dos casamentos neste século, necessita-se que o governo federal crie campanhas, através do meio digital, orientando para uma melhor escolha do futuro, isto para que desde cedo as crianças já terem uma ideia das responsabilidades de um casal de uma maneira mais simples. Desse jeito, o estigma, percebido por Merida, não ocorrerá mais nos jovens que não pretendem se casar e enfim dará o consentimento de um relacionamento duradouro. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |