O filme norte-americano "A prova de fogo" retrata a vida de Caleb Holt, um bombeiro dedicado que cumpre com todos os princípios, mas apesar de ser excelente profissional, é um marido ausente. Ao sair da ficção, nota-se que a problemática persiste por inúmeros fatores. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de comunicação, bem como a dificuldade de convivência. (Muito bem. Formule a tese)
É indubitável que as relações entre as pessoas se tornaram frágeis. Conforme o sociólogo Zigmunt Bauman "Vivemos tempos líquidos nada é para durar". Visto isso, pode-se perceber que, assim como diz Bauman, essa situação acontece demasiadamente, e a falta de comunicação é uma das principais causas do problema. Em virtude de muitos de casos de casais que se distanciam após o casamento. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, surge a questão da dificuldade de convivência, a falta de respeito gera crises no casamento, tornando o convívio extremamente insuportável. Infelizmente, muitos casais se tornam desleixados quanto à presença do parceiro. Sem perceber conscientemente, estão alimentando uma cisão que poderá afastá-lo permanentemente do outro. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que a família (Vírgula) que tem um papel social fundamental na formação ética, educacional e emocional de cada pessoa, em parceria com profissionais da área de psicologia, realizem rodas de conversas entre casais, por meio presencial ou tecnológico, para conscientizar a sociedade. Outras medidas devem ser tomadas, como considera o pensador "Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na educação de um homem ou nação". (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |