No livro Senhora, de José de Alencar, narra o romance baseado em um casamento por interesse financeiro entre Aurélia e Fernando. Fernando, necessitando de dotes, vê em Aurélia uma forma de abster-se de dinheiro, enquanto Aurélia, por sua vez, vê uma forma de felicidade matrimonial. Diferente da obra ambientada no século XIX, em que os casamentos não podiam ser rompidos, hoje, século XXI, a ideia de casamento já nem é vista como companheirismo, isso porque essa ideia tem sido cada vez mais descartável, não só devido ao fim da ideia romantizada de um casamento perfeito , como também ao nível elevado de traições. (Muito bem. Formulou a tese)
Pode-se observar, a princípio, que um matrimônio de base sólida está cada vez mais difícil de ser mantido. No movimento feminista abordando o tema do porquê os casamentos duravam mais antigamente, surge a famosa frase: “Não era paz, era silêncio”, ou seja, grande parte dos consórcios mantinham formas de violência familiar no sigilo por não haver o direito do rompimento dessa união, e assim acarretando ao silenciamento das pessoas e não punindo o agressor. Dessa maneira, essas antigas relações criou traumas nas futuras gerações, que, sem pensar em um relacionamento conjugal como única forma de relação, optam como fase de teste morar juntos, já que, felizmente, não precisam ingressar direto ao matrimônio sem ter uma noção de convivência entre parceiros. Assim, nota-se que, a partir do teste, muitas relações não passam dele, tornando a união matrimonial descartável. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a infidelidade presente nos relacionamentos amorosos é um impasse para não casar e até para divorciar. Desse modo, analisando a obra Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis, Bentinho, casado com Capitu, vive angustiado com dúvidas se sua mulher o traiu ou não o traiu com seu melhor amigo Escobar, diante disso, com o nascimento do filho do casal, de acordo com Bentinho, o filho tinha semelhanças físicas com o seu amigo, o que no final levou Bentinho à a abandonar sua mulher e seu filho. Infere-se, portanto, que a deslealdade na relação a dois rompe com os princípios do casamento, que, por sua vez, declina frequentemente ao descaso, pois facilmente há outras oportunidades de haver farsas, como por exemplo, o amplo acesso de relacionar com outras pessoas graças àa internet. Destarte, percebe o quanto a infidelidade pode desmontar possíveis relações conjugais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se que é necessário ações que tornam possível um bom relacionamento na vida de parceiros. Para que isso ocorra, é necessário que as famílias, grande base para a formação de indivíduos, deve educar seus filhos sobre a importância de ter um relacionamento amoroso sólido, por meio de uma boa prática dessas ações no lar, a fim de obter um bom casamento, já que é um voto fiel de fidelidade com o amante de que viverão uma vida conjugal com respeito de ambas as partes e que dure até que a morte os separe.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |