Hodiernamente, discute-se com frequência a respeito dos casamentos se tornarem descartáveis no século XXI. Diante dessa temática, é importante analisar alguns pontos, como a falta de disposição de construir um relacionamento e a ilusão com relacionamentos repletos de filtros, vistos como perfeitos pela sociedade. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente é válido ressaltar a falta de disposição de construir um relacionamento. Segundo a orientadora emocional Camila Couto, se relacionar é uma construção diária que requer muita parceria. Dessa maneira, nota-se que muitas pessoas buscam encontrar relacionamentos “prontos” e não construídos diariamente. Por isso, é preciso buscar meios que proporcionem a melhora dessa realidade. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, em filmes de romance ou em redes sociais como o Instagram, os relacionamentos são repletos de filtros e com muito encanto e utopia. Diante disso, devido a ilusão com os relacionamentos repletos de filtro e vistos como perfeitos pela sociedade, percebe-se que a sociedade brasileira ainda se encontra distante de uma veracidade, assim criando frustrações. Logo mostra-se justo e necessário mirar em soluções eficazes a fim de mitigar essa problemática. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, nota-se que os relacionamentos se tornando descartáveis no século XXI é um assunto de interesse de todos. Portanto, é importante que as mães e pais ensinem aos seus filhos, por meio de conversas e reflexões, a importância da criação de laços duradouros e infindáveis e a reflexão de que nenhuma relação é perfeita, para que (Vírgula) assim, no futuro os casamentos voltem a ser sólidos e duradouros. (Apresente o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |