O Romantismo, movimento literário do século XVIII, define os relacionamentos no Brasil Colônia como sagrados, tendo o casamento como um ato eterno. Entretanto, no século XXI, o casamento se tornou descartável, devido às mudanças nas relações sociais da atualidade e a influência das redes sociais, por isso, tal tema deve ser debatido. (Muito bem. Formulou a tese)
Acerca dessa lógica, é necessário pontuar que devido ao avanço da sociedade, as relações interpessoais se tornaram apáticas, com os relacionamentos, como o casamento, sendo banalizados. Sob esse viés, o filósofo Georg Simmel diz que a sociedade se desenvolveu com a atitude blasé, optando por não se envolver sentimentalmente com o próximo. Nessa linha, surge uma população que busca apenas relações efêmeras, como o sexo, e descarta relações perenes, como o casamento (Melhore a construção dessa ideia). Assim, evidenciando que a sociedade retrocedeu quanto às relações interpessoais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as redes sociais facilitaram a ocorrência de encontros, como o “date” e o “after”, que almejam apenas relações sexuais, descartando um envolvimento mais profundo que acarretasse, por exemplo, em casamento. Diante disso, encontra-se uma sociedade na modernidade líquida, com relações frágeis e inconstantes, negando-se a realizar relações sólidas, que perdurem por anos, como diz o sociólogo Zygmunt Bauman. Nesse sentido, a população torna descartáveis os relacionamentos, por existirem redes sociais que tornem os encontros casuais algo simples, sem a necessidade de envolvimento permanente com o próximo. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Há, portanto, a urgência de combater a influência da atitude blasé e das redes sociais na sociedade, para mudar a concepção de relacionamento que ela tem. Para isso, é dever das instituições de ensino - que também atuam na formação de valores pessoais - palestrar sobre a atitude blasé e suas consequências, como a falta de empatia. Quanto às redes sociais, deve-se argumentar que elas não devem ser usadas de forma imprudente, sem ter responsabilidade afetiva com o próximo. Essas medidas serão disseminadas por meio de palestras e panfletos nas próprias instituições e, desse modo, terão a finalidade de alcançar as relações sólidas, de Zygmunt Bauman, na atual sociedade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |