É um fato que, em épocas anteriores, o casamento e o amor puro e duradouro eram desejados e louvados por uma grande parcela das pessoas. Pode-se tomar como exemplo o casal de protagonistas da obra “A Viuvinha”, de José de Alencar. Carolina e Jorge, apesar de passarem por turbulências, continuam sempre com o mesmo amor puro um pelo outro. Na época da tecnologia, não vemos muitas relações assim. (Formule a tese)
Muitos casamentos se tornaram descartáveis, pincipalmente, pela tecnologia. A maioria dos casais estão ficando imersos em um mundo fantasioso imposto pela internet, onde acabam esquecendo de cuidar de seus parceiros e de sua relação. Percebe-se uma falta de conexão afetiva entre alguns casais, onde eles acabam desgastando a relação e levando, possivelmente, a um divórcio. (Explore mais a ideia apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Os casais com esse problema devem levar mais empatia para a relação, deixar de lado a tecnologia para que a relação possa melhorar e, assim, garantindo o bem-estar do casal. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Vistos os fatos citados, os casamentos se tornam descartáveis no século XXI em razão da tecnologia, que acabou se tornando um problema para alguns casais. Por um lado a tecnologia trouxe muitos benefícios, mas, por outro, trouxe mais problemas. (Apresente todos os elementos da propsota de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |