Vivemos em uma sociedade contemporânea, (Sem vírgula) de princípios e atitudes peculiares em comparação aos demais períodos da História. Nesse contexto, as pessoas precisam agir com rapidez e eficiência, tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações afetivas. Dessa forma, devido a alguns fatores, os casamentos, que tempos atrás eram considerados indissolúveis, no mundo contemporâneo são efêmeros, algo que necessita de atenção. (Formule a tese)
De acordo com a obra "Modernidade Líquida" (Vírgula) do pensador Zygmunt Bauman, diversos são os motivos que levam as relações afetivas a seres serem mais fluidas. Mas o fator principal são as tecnologias, que modificaram o pensamento de toda sociedade, tornando tudo mais veloz e criando pessoas mais individualistas. É comum observarmos, por exemplo, em todas as mídias sociais, pessoas expondo posicionamentos egoístas e uma vida pautada em si mesmos, preocupando-se exageradamente com sua imagem pessoal. As redes sociais já não têm mais como principal função a comunicação entre os cidadãos, mas sim a auto exposição, com a profusão de selfies, artigos de ostentação, etc. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, tal postura individualista pode proporcionar graves problemas nos relacionamentos afetivos. De acordo com o filósofo São Tomás de Aquino, "O desordenado amor por sí mesmo é a causa de todos os pecados", podemos analisar que o egoísmo na sociedade atual torna as pessoas incapazes de ter empatia pelos outros e, pior, faz com que vejam todos como descartáveis e substituíveis. Assim chegamos na situação dos casamentos, pois não são mais vistos como algo duradouro e respeitoso, e sim como algo ligado à conveniência de cada um dos participantes da relação. Se algo incomodar ou não satisfazer um dos lados, o casamento é desfeito, muitas vezes sem qualquer tentativa de reparação. (Evite uma abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que temos na atualidade uma sociedade com relacionamentos pouco duradouros, algo carente de recuperação. Dessa forma, faz-se necessário que os indivíduos tomem consciência de como estão lidando em suas relações afetivas, para que deem mais valor e respeito a quem escolherem como parceiro. Assim, as mídias em geral (jornais, revistas, televisão e internet), (Sem vírgula) podem impulsionar tal mudança, através da publicação de reportagens, entrevistas e bate-papos com psicólogos, sociólogos e especialistas no tema. As escolas, por sua vez, também podem conversar com seus jovens, tendo como base discussões e palestras sobre o assunto, para que no futuro, quando se relacionarem afetivamente, sejam mais conscientes e escolham com mais sabedoria.
Comentários do corretor
Evite uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |