Nos últimos anos, houve um aumento de discussões sobre a causa dos casamentos se tornarem descartáveis. Pode-se destacar que esse comportamento entre os cônjuges e a falta de conversa entre eles contribui para esse fenômeno. Desse modo, é necessária uma ação empenhada do casal para mudar esse cenário preocupante. (Melhore a contextualização do tema)
Diante desse panorama, é importante salientar que a utopia de um casamento duradouro, ultimamente, está longe de tornar-se realidade. Segundo a Bíblia, Deus instituiu o casamento para a vida toda, tornando o homem e a mulher uma só carne. (Sem ponto final) ( Marcos 10:6). Contudo, percebe-se que essa instituição não saiu como planejado, já que os divórcios continuam crescendo. Dessa forma, causam a desestabilidade da família fazendo com que as crianças sofram com a separação. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Somando isso, a dificuldade de se por no lugar do outro para mitigar o problema, (Sem vírgula) também pode ser apontada como potencializadora do impasse. Sob esse viés, de acordo com o filósofo Aristóteles, " o amor nos faz querer que o momento seja eterno". Entretanto, contrariando o filósofo, é possível observar que muitos casais não têm interesse de tornar esse momento eterno, fazendo com que o bem-estar da família seja comprometido. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, visando atenuar os obstáculos à resolução do impasse, algumas medidas são necessárias para assegurar que os casamentos não sejam mais descartáveis. Sendo assim, cabe ao casal elaborar medidas que garantam o conjúgio duradouro, com o objetivo de que a felicidade da família não seja comprometida. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |