No início do filme "Up: Altas Aventuras", da Disney, é mostrado um casal de protagonistas que vive o casamento até a velhice, o que é interrompido apenas após a morte de um dos cônjuges. Fora da ficção, o longo relacionamento apresentado no filme é substituído pelos casamentos descartáveis do século XXI, o que mostra uma instabilidade nas relações sociais da atualidade. Dessa forma, a problemática é entendida como uma reflexão da tendência moderna de viver ciclos não duradouros e de uma maior liberdade para se divorciar no século atual. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente há o comportamento social de não viver relacionamentos longínquos. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, hoje tem-se uma modernidade líquida, em que nada é feito para durar. Essa estrutura é reforçada na sociedade contemporânea através dos casamentos descartáveis do século XXI, que são descartáveis justamente por não serem feitos para durar, já que se vive uma modernidade líquida, o curto prazo de tudo se mostra também nos matrimônios (Apresente essa discussão com mais clareza). Com essa ótica, é possível afirmar que a não durabilidade dos ciclos é uma característica que mostra uma massiva instabilidade nas relações atuais, e consequentemente o descarte do matrimônio, tornando-o fútil.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, existe uma maior liberdade para pedir o divórcio, típica dos tempos atuais. Antigamente não havia explicitamente liberdade de divórcio, como no casamento de Dom Pedro I e Leopoldina, a qual sofria adultério e não tinha a separação como opção devido à estrutura social da época. Em contrariedade a esse fato, se antes a separação era uma realidade distante, no século XXI se divorciar é uma opção extremamente possível para casamentos que não dão certo.Assim sendo, ser livre para se separar é uma forma de descartar casamentos, já que qualquer um que esteja insatisfeito com o matrimônio não precisa mais seguir com ele até o fim da vida, podendo simplesmente escolher o desvincular. (Melhore a apresentação do argumento)
(Boa estratégia coesiva) Com base nisso, se pode concluir que diferente do casal de "Up: Altas Aventuras", o casamento tende a ser descartável no século XXI. Visando atenuar a maneira como os matrimônios são pouco duráveis, cabe à sociedade não se submeter à modernidade líquida em que vive, o que pode ser feito com uma análise reflexiva antes de entrar em um relacionamento, pensando em qual a tendência dessa relação, se a pretensão for durar deve se prosseguir, caso contrário não se deve prosseguir com algo descartável. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |