Ariane R. - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 10/07/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "Jogador N 1", do autor Ernest Cline, a sociedade interage quase exclusivamente por meio de uma realidade virtual chamada OASIS. Assim, eles já não sentem necessidade de se relacionar de forma duradoura uns com os outros e assumem características individuais diferentes do mundo real. De forma semelhante, a sociedade contemporânea vem adquirindo um comportamento semelhante daquele apresentado pelo livro, ainda mais evidente no que tange aos relacionamentos. Os casamentos no século XXI se tornaram descartáveis e os relacionamentos se mostram cada vez mais superficiais e escassos e isso se deve tanto às mudanças tecnológicas que vem mudando as formas de interação social quanto à uma maior possibilidade de escolhas para a mulher que antes se via encarcerada diante das poucas possibilidades de ascensão. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro lugar, cabe destacar o importante papel das novas tecnologias na modelação de outras possibilidades de relacionamentos. Por conta do advento da tecnologia, as pessoas encontram novas ferramentas de interação. Por meio do ambiente virtual, o indivíduo pode escolher mais facilmente e rapidamente com quem se relacionar e como se relacionar, além de escolher como quer parecer para os outros usuários. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a modernidade líquida oferece prazeres momentâneos e rápidos que, a longo prazo, geram frustação no indivíduo, mas que são mais consumidos e valorizados pela versatilidade e praticidade. Consequentemente, os casamentos se tornam instituições falidas que não oferecem aquilo que se é procurado na modernidade: a satisfação de prazeres do momento e a fuga de responsabilidades e desgostos matrimoniais. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em seguida, é importante observar a mudança do papel da mulher ao longo da evolução da sociedade. As possibilidades de ascensão para uma mulher eram muito rasas antes dos anos 2000 e o que se esperava-se delas era apenas que se casassem e se tornassem mães de família. Ao longo dos anos e com as lutas feministas por mais direitos e equidade, esse quadro começou a mudar e a mulher pôde ver outras possibilidades, além do casamento, para sua vida. Segundo a escritora Rosa Monteiro, em sua obra sobre a vida da química Marie Curie, as únicas possibilidades para uma mulher na época de Curie eram o casamento ou a vida como empregada doméstica, pois as instituições acadêmicas estavam fechadas para as mulheres e não aceitava-se que elas quisessem uma vida diferente da doméstica. Hoje, consequentemente ao avanço da modernidade, as mulheres já não são mais obrigadas a sustentarem um casamento compulsório ou falido para a aceitação da sociedade e podem optar por outros caminhos mais vantajosos e que oferecem um retorno garantido a longo prazo. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, o casamento ter se tornado descartável abre as portas para possibilidades melhores e mais auto satisfatórias de relacionamentos, contanto que não se exceda os limites do saudável no que se refere às novas tecnologias. O MCTIC (Ministério da Comunicação Tecnologia Informação e Ciência)- órgão responsável pelo uso tecnológico no país - deve, por meio das mídias sociais e das ferramentas mais utilizadas pelos jovens, esclarecer os limites da utilização das novas tecnologias, atentando-se para os prejuízos decorrentes do uso exagerado, assim como dos perigos da exposição exagerada na rede. Assim, poder-se-á experimentar de forma mais saudável tudo aquilo que a tecnologia tem a nos oferecer. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200