O filme "História de um casamento", direcionado pela Netflix, retrata a vida do casal Charlie e Nicole, que enfrentam as dificuldades emocionais para encerrar o casamento, por causa da falta de concor-dância concordância e a desvalorização entre os dois. Nesse sentido, o longa é semelhante ao século XXI, uma vez que muitos casamentos têm se tornado descartáveis, pois nos dias atuais tudo ficou mais fácil para uma relaçã0 relação, tanto para iniciar quanto para terminar, posto que conforme o tempo foi passando tudo foi se revolucionando, até mesmo o modo de conviver com as pessoas. Dessa forma, a vida corrida e a falta do conhecimento pessoal de ambos, (Vírgula) é um dos principais fatores, que colaboram para essa problemá-tica problemática continuar à a existir.
Diante desse cenário, vale ressaltar que a rotina das pessoas na contemporâniedade contribue para esse problema. Sob essa ótica, no filme "Divórcio" é abordado como a rotina do trabalho do casal Júlio e Noeli distancia um do outro, e por consequência separando-os. Fora da ficção, a obra assemelha-se com a atualidade, em virtude de muitas pessoas que trabalham levam uma vida muito corrida e ficam sem tempo um para o outro ,ou seja, vivem em sistema de individualismo, assim desvalorizando ambos indivíduos, levando-os ao divórcio (Melhore a construção dessa discussão). Logo, urge intervir sobre o problema nesse aspecto.
(Boa estratégia coesiva) Destaca-se, outrossim, que o fato das pessoas não se conhecerem pessoalmente é outro ato que leva a um casamento descartável. Sob essa perspectiva, o filósofo Zygmunt Bauman, (Sem vírgula) defende que, "Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade". Analogamente, à a afirmação é importante analizar analisar que a população na contemporâniedade tem se tornado pessoas carentes e rápidas para casar-se, não só no cívil más mas também em uma união estável, e um dos fatores que facilitou isto, (Sem vírgula) foi a tecnologia como por exemplo as redes sociais, proporcionou para as pessoas se conhecerem de forma rápida, sendo assim o cônjuge não conhece um ao outro de maneira verdadeira (Evite esse tipo de construção) e, consequentemente conduzindo aos conflitos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário intervir sobre o problema. Para isso, a mídia de massa, responsável por levar informações com alta velocidade, deve criar um programa, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, para as pessoas tornarem-se conhecedor de tal problema ,com o fito das pessoas ,mesmo com a vida corrida (Vírgula) valorizar a pessoa que está ao seu lado. Adcionalmente, o Ministério da Educação, órgão responsável pela regulamentação da educação brasileira, deve desenvolver debates nas escolas sobre o divórcio, por meio de palestras, a fim das pessoas conscientizar sobre a importância do conhecimento pessoal e eficaz antes do casamento. Somente assim, a situação do filme "História de um casamento" não refletirá a realidade do séculoXXI. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |