O Romantismo, movimento literário do século XVIII, definia os relacionamentos no Brasil Colônia como sagrados, tendo o casamento com um ato eterno. Entretanto, no século XXI, o casamento se tornou descartável, (Sem vírgula) devido às mudanças nas relações sociais da atualidade e a influência das redes sociais (Muito bem. Formulou a tese), por isso, tal tema deve ser debatido.
Primeiramente, devido ao avanço da sociedade, as relações interpessoais se tornaram apáticas, com os relacionamentos, como o casamento, sendo banalizados. Sob esse viés, o filósofo Georg Simmel diz que a sociedade se desenvolveu com a atitude blasé, optando por não se envolver sentimentalmente com o próximo. Com isso, surge uma população que busca apenas relações efêmeras, como o sexo, e descarta relações perenes, como o casamento. Assim, evidenciando que a sociedade retrocedeu quanto às relações interpessoais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as redes sociais facilitaram a ocorrência de encontros, como o “date” e o “after”, que almejam apenas relações sexuais, descartando um envolvimento mais profundo que acarretasse, por exemplo, em casamento. Diante disso, encontra-se uma sociedade na modernidade líquida, com relações frágeis e inconstantes, negando-se a realizar relações sólidas, como diz o sociólogo Zygmunt Bauman. Assim, a população torna descartáveis os relacionamentos, por existirem redes sociais que tornem os encontros casuais algo simples, sem a necessidade de envolvimento permanente com o próximo. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Há, portanto, a urgência de combater a influência da atitude blasé e das redes sociais na sociedade, para mudar a concepção de relacionamentos que ela tem. Para isso, é dever das instituições de ensino, escolas e universidade, palestrar sobre a atitude blasé e suas consequências, como a falta de empatia. Quanto as redes sociais, deve-se argumentar que elas não devem ser usadas de formas imprudente, sem ter responsabilidade afetiva com o próximo. Essas medidas serão disseminadas por meio de palestras e panfletos e, (Sem vírgula) terão a finalidade de alcançar as relações sólidas, de Zygmunt Bauman, na atual sociedade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |