No filme ‘’A proposta’’, relata a vida da chefe de empresa odiada pelos funcionários, a qual força um deles a se casar com ela para não ser deportada do país. Fora da ficção, é possível analisar a forma como o casamento se tornou descartável no século 21. (Truncamento) Visto que, hodiernamente, o relacionamento causa grande custo emocional, como também a meta na maioria das vezes para o indivíduo é a independência financeira. (Melhore a contextualização do tema)
Indubitavelmente, é perceptível que as novas gerações evitem relacionamento amoroso pelo grande ‘’ trabalho’’ emocional. Nesse viés, é possível analisar no mundo contemporâneo a irrelevância que casamento está se tornando, isso porque, (Sem vírgula) há um amplo custo emocional ao indivíduo, por exemplo, a crise de ciúmes que é o sentimento de insegurança, o qual se associa a conduta controlada. Por consequência, desgastando a relação e, ainda, estimulando a ansiedade e raiva. Com isso, causando deterioração na saúde emocional. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o código civil de 1916, o indivíduo no corpo social deveria crescer, emancipar e casar, já em 2002 houve uma mudança, primeiramente o sujeito cresce, emancipa, constrói uma independência financeira e, logo depois, a relação matrimonial (Reelabore essa discussão). Sob essa perspectiva, constata-se no código civil de 2002 que a independência financeira é a maior prioridade para o indivíduo, do que o casamento. Por conseguinte, nota-se em pleno século 21 a busca por enriquecimento individual em primeiro plano.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, fica evidente o porquê dos casamentos se tornarem descartáveis no século 21, já que os indivíduos buscam em primeiro lugar a independência financeira do que a relação matrimonial e também casamentos em sua maioria causa um grande desgaste emocional. Porém, há a possibilidade dos sujeitos construírem uma finança estável juntos e com a ajuda de terapia seria solucionado a saúde emocional do casal. Portanto, assim os casamentos não seriam tão rejeitados no mundo contemporâneo. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |