Uniões matrimoniais vêm sendo jogadas para escanteio apenas por "caírem no clichê". Afinal, para que se casar e se apegar a mesma pessoa pelo o resto da vida, se com uma simples curtida na foto de alguém pode-se ter um relacionamento conveniente? (Reestruture as discussões iniciais)
É comum encontrar muitos jovens que pensam dessa maneira. Com o avanço da internet, se tornou fácil conhecer pessoas de todos os tipos em aplicativos de namoro, a famosa "metade da sua laranja", ao menos dessa semana. (Truncamento) Além do fato de que, (Sem vírgula) vemos constantemente casais se separando e isso, talvez, mostre aos jovens que o amor não dura para sempre, então não teriam motivos para se casar e passar pelo mesmo processo no fim de tudo: o divórcio. (Delimite e explore os argumentos. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Porém, não é simples como muitos pensam. A realidade é que, no final, ninguém quer ficar sozinho, acima de tudo os jovens de hoje que buscam sempre estarem com alguém quando lhes é confortável. Por isso, talvez, encontrem uma maneira mais simples de não ficarem solitários, sem precisar passar pelo processo longo do namoro e depois se casar, isso sendo através de aplicativos de namoro em especial. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, querendo ou não (Evite esse tipo de construção), é perigoso encontrar com qualquer pessoa pela internet, é bom conhecer seu parceiro pessoalmente e tentar engatar em algo duradouro e sólido, algo que pode ser verdadeiro, mesmo sem um casório. Ademais que, um casamento pode terminar por diversas razões, assim como muitos casais também se mantém unidos há mais de 50 anos. As pessoas precisam procurar entender sobre isso e, principalmente, se valorizarem. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |