A Utopia e Objetificação do Ser Humano - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 05/07/2022

Status:

Corrigida
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No livro "Sejamos Todos Feministas", a autora Chimamanda Ngozi Adichie, diz que o casamento pode ser bom, cheio de felicidade, amor e apoio mútuo, já que é uma união entre duas pessoas que pretendem constituir uma família e compartilhar momentos juntos. Durante a pandemia (2020 -2022) muitos casais se divorciaram, inspirando pessoas solteiras a encontrarem alguém somente para saciar a carência, alguém que fosse perfeito de acordo com os estereótipos das mídias sociais, assim, descartando a possibilidade de um futuro matrimônio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

O século XXI é conhecido pelos sociólogos por ter uma geração que vive o amor líquido, que flui e vai embora como a água. A comunidade atual vive intensamente no presente sem planos duradouros, se relacionam com pessoas que acabaram de conhecer na internet apenas para suprir seus desejos pessoais. A necessidade de ter um companheiro apenas pelo prazer de ter é compulsiva e sem nenhum plano futuro de mudar isso (Reelabore essa discussão), consequentemente, a ideia de um casório está longe de ser cogitada. 

(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, em aplicativos de namoro, existem muitos perfis que são perfeitos para atrair a atenção do público, já que é um personagem que está sendo mostrado. O mesmo acontece com casais que compartilham somente pontos negativos sobe o relacionamento, influenciando usuários a desconsiderar o plano de um relacionamento a longo prazo. Muitos vão em busca da pessoa perfeita, mas se esquecem do mundo real e de que o ser humano está em constante evolução e não é perfeito. (Evite esse tipo de construção)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, existem entraves que precisam ser solucionados para a próxima geração, com a ajuda de psicólogos para desprender-se da utopia e da denominação de pessoas como objetos para suprir as vontades, através de campanhas que conscientizem e levem conhecimento para a população brasileira. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200