No livro "Sejamos Todos Feministas", a autora Chimamanda Ngozi Adichie, diz que o casamento pode ser bom, cheio de felicidade, amor e apoio mútuo, já que é uma união entre duas pessoas que pretendem constituir uma família e compartilhar momentos juntos. Durante a pandemia (2020 -2022) muitos casais se divorciaram, inspirando pessoas solteiras a encontrarem alguém somente para saciar a carência, alguém que fosse perfeito de acordo com os estereótipos das mídias sociais, assim, descartando a possibilidade de um futuro matrimônio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O século XXI é conhecido pelos sociólogos por ter uma geração que vive o amor líquido, que flui e vai embora como a água. A comunidade atual vive intensamente no presente sem planos duradouros, se relacionam com pessoas que acabaram de conhecer na internet apenas para suprir seus desejos pessoais. A necessidade de ter um companheiro apenas pelo prazer de ter é compulsiva e sem nenhum plano futuro de mudar isso (Reelabore essa discussão), consequentemente, a ideia de um casório está longe de ser cogitada.
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, em aplicativos de namoro, existem muitos perfis que são perfeitos para atrair a atenção do público, já que é um personagem que está sendo mostrado. O mesmo acontece com casais que compartilham somente pontos negativos sobe o relacionamento, influenciando usuários a desconsiderar o plano de um relacionamento a longo prazo. Muitos vão em busca da pessoa perfeita, mas se esquecem do mundo real e de que o ser humano está em constante evolução e não é perfeito. (Evite esse tipo de construção)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, existem entraves que precisam ser solucionados para a próxima geração, com a ajuda de psicólogos para desprender-se da utopia e da denominação de pessoas como objetos para suprir as vontades, através de campanhas que conscientizem e levem conhecimento para a população brasileira. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |