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Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 05/07/2022

Status:

Corrigida
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Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Nesse contexto, se observa que a realidade contemporânea está distante do que o autor prega, visto que o casamento, uma relação social que compõe a sociedade, se tornou algo descartável no século XXI. Sob está ótica, torna-se necessário analisar as causas deste problema, que incluí  inclue a falta de conhecimento da população e a ausência de visibilidade midiática. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeira análise, convém pontuar a falta de conhecimento sobre os impactos negativos da falta de casórios na sociedade brasileira. Tal fato é coincidente com o livro “Pedagogia do Oprimido” (Vírgula) de Paulo Freire, que explica como a educação é uma prática indispensável para que os alunos interpretem de maneira crítica suas realidades sociais. No respectivo olhar, é lúcido destacar que a ideia de que casamentos são desnecessários para o corpo social, (Sem vírgula) persiste pela falta de informações que formem cidadãos conscientes (Essa discussão precisa ser mais explorada) sobre a importância da união estável, comprometendo as ideias de Freire. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, devemos discutir o posicionamento da mídia perante esta discussão. Conforme Schopenhauer "os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo". Nesse cenário, ter a visibilidade da mídia consumida pelas grandes massas de pessoas, (Sem virgula) é um dos caminhos para resolver o problema, desse modo, concretizando o pensamento de Schopenhauer. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para resolver o problema. O Estado, por seu caráter socializante, deverá promover políticas públicas que visem garantir uma maior autonomia e através de 2 poderes, deverá garantir, efetivamente, a liberdade e diversidade de união estável. A escola, o primeiro poder e responsável pela formação de caráter, deverá discutir a importância do casamento; e a mídia, o segundo poder, deverá divulgar propagandas e comerciais a respeito do tema, de modo a promover as ideias de Thomas Moore em "Utopia", para o desenvolvimento de uma sociedade sem conflitos. ​​​​​​​(Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200