Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Nesse contexto, se observa que a realidade contemporânea está distante do que o autor prega, visto que o casamento, uma relação social que compõe a sociedade, se tornou algo descartável no século XXI. Sob está ótica, torna-se necessário analisar as causas deste problema, que incluí inclue a falta de conhecimento da população e a ausência de visibilidade midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, convém pontuar a falta de conhecimento sobre os impactos negativos da falta de casórios na sociedade brasileira. Tal fato é coincidente com o livro “Pedagogia do Oprimido” (Vírgula) de Paulo Freire, que explica como a educação é uma prática indispensável para que os alunos interpretem de maneira crítica suas realidades sociais. No respectivo olhar, é lúcido destacar que a ideia de que casamentos são desnecessários para o corpo social, (Sem vírgula) persiste pela falta de informações que formem cidadãos conscientes (Essa discussão precisa ser mais explorada) sobre a importância da união estável, comprometendo as ideias de Freire.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, devemos discutir o posicionamento da mídia perante esta discussão. Conforme Schopenhauer "os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo". Nesse cenário, ter a visibilidade da mídia consumida pelas grandes massas de pessoas, (Sem virgula) é um dos caminhos para resolver o problema, desse modo, concretizando o pensamento de Schopenhauer. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para resolver o problema. O Estado, por seu caráter socializante, deverá promover políticas públicas que visem garantir uma maior autonomia e através de 2 poderes, deverá garantir, efetivamente, a liberdade e diversidade de união estável. A escola, o primeiro poder e responsável pela formação de caráter, deverá discutir a importância do casamento; e a mídia, o segundo poder, deverá divulgar propagandas e comerciais a respeito do tema, de modo a promover as ideias de Thomas Moore em "Utopia", para o desenvolvimento de uma sociedade sem conflitos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |