Utopia, obra do filósofo Thomas Morus More, faz alusão à a uma sociedade ideal e sem defeitos. No entanto, essa ideologia entra em contrariedade com a realidade contemporânea, que apresenta os casamentos e as relações afetivas como descartáveis. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a fragilidade das relações interpessoais e as histórico-culturais. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é válido pontuar que as relações interpessoais se tornaram superficiais e frágeis. Essa análise, (Sem vírgula) é discutida pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que define a modernidade líquida, (Sem vírgula) sendo a amizade e os relacionamentos como momentos que facilmente pode ser desfeito. Desse modo, o pseudo-amor estabelecido é eventual e limitado, distante de uma afetividade sólida. Assim, essas contingências agravam o cenário social. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais é imperativo ressaltar que as associações histórico-culturais romantizaram os casamentos passados. No livro Niketiche, da autora Paulina Chiziane (Vírgula) traz luz as condições de submissão da mulher e o sofrimento em uma sociedade machista. Por conseguinte, a narrativa propõe no decorrer da história uma mulher que vence esses paradigmas e conduz outras à emancipação. Em vista disso, é notório que os casamentos dos séculos anteriores eram mantidos também por aparências, em que a mulher já era reclusa por sofrer violências físicas e morais, não tendo oportunidades de se desvencilhar da união. Logo, as esposas passaram a se posicionar e se libertar dessas afetividades falsas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o descarte dos casamentos no século XXI. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social- deve promover orientação e a discussão do tema em comunidade, analisando com perspicácia as relações humanas atuais, com o objetivo de oferecer à sociedade conhecimento desses parâmetros. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, os casamentos sejam concedidos com vigor e amor, florescendo uma possível utopia. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |