O amor pede passagem (Há um espaço destinado ao título)
No filme "Mensagem Para Você", lançado em 1998, os atores Tom Hanks e Meg Ryan se apaixonam no mundo virtual, porém se odeiam na vida real. O filme retrata a mudança de comportamento afetivo no relacionamento das pessoas no mundo virtual. Em pleno século XXI, os casamentos se tornaram descartáveis, visto a facilidade das relações interpessoais nas redes sociais, samado somado à falta de empatia, principalmente da nova geração . Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a facilitação facilidade do acesso à internet, computadores e smartphones tem levando grande parte da sociedade a resolver as demandas do dia a dia pela internet. As compras do mês, o pagamento das contas, o pedido de um táxi, ou até mesmo encontrar o amor que não conseguiu na vida real, (Sem vírgula) ficou mais fácil (Reelabore essa discussão). Na vida virtual o indivíduo é quem ele quer ser, suas características emocionais e até mesmo físicas podem ser alteradas em prol do seu objetivo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar que a falta de empatia é um fator preponderante, responsável pelo alto índice de separações entre casais nos dias atuais. A facilidade em iniciar e terminar um relacionamento, (Sem vírgula) muitas das vezes não deixa espaço para o sentimento, porém deve-se ter a ideia que as características emocionais se diferenciam de um individuo para outro. Assim, o término de uma relação pode ser simples e corriqueira para um indivíduo, porém danoso e emocionalmente desgastante para o outro. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, a necessidade de combater esses obstáculos . Para isso, é necessário que a sociedade crie o ábito de buscar características reais do indivíduo antes de adentrar em um relacionamento virtual, bem como ao se envolver ter a noção de que tal relacionamento possa ser duradouro ou momentâneo, tornando-se assim, (Sem vírgula) uma sociedade mais consciente de suas atitudes. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Evite um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |