Na Idade Média, o casamento era sinônimo de aliança entre as famílias dos cônjuges. Ademais, na maioria das vezes, um matrimônio contra o desejo de ambos e que não objetivava a felicidade entre eles. Entretanto, no século XXI, a cerimônia não é tão expressiva como antigamente, em virtude do enfraquecimento das convenções sociais e do apego das pessoas em permanecerem solteiras. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, nos séculos passados, não era comum a contradição ao ato de se casar, imposto pela sociedade. Todavia, mudanças na esfera social ao decorrer dos anos, como os direitos de gênero, que permitiu uma maior autonomia feminina, evidenciou o declínio dessa padronização. Por analogia, como apresentado no filme “O Sorriso de Mona Lisa”,-que mostra um novo paradigma causado por uma nova professora, Katherine, às alunas, que sonhavam, somente, em serem esposas e donas de casa-, é perceptível o descarte do casamento e a ruptura das convenções sociais da antiguidade. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, muitas pessoas não veem o casório como tradição ou imposição, e sim como privação da liberdade ou no adiamento da carreira profissional. Sob o mesmo ponto de vista, na série “Anne With An E”, presente na Netflix, Anne, mesmo desejando o amor, decide não querer ficar presa em um casamento que limite os seus talentos (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, esses indivíduos preferem se apegar a uma vida de solteiro, que não exijirá a restrição de seus objetivos ou ambições.
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é evidente o descarte do casamento no século XXI. Além disso, cabe à sociedade, (Sem vírgula) atenuar as convenções sociais, que implicam na padronização de uma nação, por meio do respeito às opiniões e decisões dos indivíduos que optarem em não se casar. Sendo assim, garantir a manutenção da liberdade, que é um direito de todos, no corpo social de um país. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |