Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a fragilidade nas relações sociais, econômicas e de produção é característica da modernidade líquida vivida no século XXI. Nessa perspectiva nota-se, (Sem vírgula) que os vínculos humanos ficaram extremamente abalados com o da modernidade líquida. (Truncamento) Uma vez que os relacionamentos são tratados com mais superficialidade, permitindo um desligamento a qualquer momento. Assim, mostra-se relevante pensar porque os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI, uma vez que as redes sociais e a superação da falsa paz existente nos casamentos dos séculos passados, (Sem vírgula) configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
De início é notório destacar a obra cinematográfica " Homens, Mulheres e Filhos", que retrata a influência do mundo virtual na banalização da família. Isso porque as redes sociais e a internet serviram de instrumento para a intensificação do amor eventual. Prova disso, (Sem vírgula) é que as pessoas não procuram uma companhia afetiva e amorosa como nos séculos passados, mas sim buscam uma "conexão", que resulte unicamente no prazer do indivíduo (Reestruture essa discussão). Atualmente há uma busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na Idade Contemporânea , o sujeito torna-se objeto.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que é indiscutível que a paz construída nos casamentos antigos era, muitas vezes, falsa. Tendo isso em mente, pode-se citar o trecho da música "Minha Alma'' (Virgula) da banda O Rappa: “Paz sem voz, não é paz, é medo!”. À vista disso, é notório que nos casamentos de antigamente, (Sem vírgula) as mulheres não tinham voz e eram obrigadas a continuarem casadas mesmo se fossem maltratadas, dado que se separassem-se seriam vistas como mulheres sem honra e sem valor, o que fazia com que os casamentos fossem duradouros e estabelecidos em cima de uma falsa paz que, como consta na música, era medo (Reestruture essa discussão). Porém, essa situação, felizmente, foi superada e as esposas desse século não têm mais esse medo, podendo divorciar-se com mais facilidade, se desejarem, o que torna os casamentos descartáveis.
(Melhore a estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar o tema, é necessário que as famílias ensinem aos mais novos a importância das relações verdadeiras, por meio de conversas que devem acontecer diariamente em todas as casas. Tudo isso para que os casamentos voltem a ser duradouros. (Formule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |