Segundo o Guerrilheiro Che Guevara "Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética". Contudo, a geração do século XXI vem revolucionando as relações acerca dos casamentos. Assim, proporcionando casórios menos duradores, seja por conta dos indivíduos terem uniões instáveis e cada vez mais abusivas com seus companheiros ou simplesmente por viverem em uma sociedade doente mentalmente, influenciando diretamente no cotidiano dessas pessoas que decidem dividir sua vida conjugalmente. (Formule a tese)
Primeiramente, vale ressaltar a questão de uniões instáveis e abusivas em nosso século. Na série "You" retrata, na primeira temporada, a relação altamente obsessiva e agressiva do personagem "Joe" com sua parceira. Dessa maneira, as agressões psicológicas e físicas impedem do casamento pendurar, e é algo recorrente no cenário das casas brasileiras, situações instáveis que ultrapassam barreiras legais, onde em que o companheirismo é desprezado, sobressaindo a ignorância e a incompreensão. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a saúde mental precária do conjugue cônjuge pode ser um fator determinante para o casório descartável. Vivemos em uma sociedade com demandas sociais e individuais intensas, consequentemente, gerando indivíduos de psicológico abalado, refletindo na relação conjugal (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa perspectiva, a série "Euphoria" expõe a vida de uma adolescente com transtorno de ansiedade e depressão com problemas de se relacionar com pessoas de maneira afetiva, e quando busca relacionamentos, (Sem vírgula) torna eles não saudáveis, por meio de suas crises causadas pelas suas enfermidades. Por fim, é preciso que esta população atual tenha autoconhecimento sobre si para revolucionar de fato as suas relações conjuntas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas humanizadas são necessárias para a resolução do impasse. O Estado deve ser capaz de intervir nas denúncias de violência nos lares verde-amarelo, intensificando as leis que preverem a diminuição da incidência de casos, por exemplo "A lei Maria da Penha", por meio do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Publica) aumentando seu poder de atuação. (Truncamento) Além de promover palestras e tratamentos pelo SUS e o MEC (Ministério da Educação) para entender e estender o problema de forma consciente. Logo, compreendendo o casamento em aspectos psíquico e comportamental. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |