[Sem título] - Banco de redações


Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

Enviada em: 02/07/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a ascensão da Revolução Industrial, em meados do século XIII, o mundo vivencia grandes avanços tecnológicos, a exemplo das redes sociais que impulsionaram a rapidez dos meios de comunicação. No entanto, quando se observa o cenário hodierno, percebe-se que tais melhorias não foram benéficas para toda a população, uma vez que, na contemporaneidade, a mídia figura como um dos propulsores da ampliação dos casamentos descartáveis. Com efeito, hão de ser discutidas as causas que protagonizam a manifestação do revés, a saber, o aprimoramento comunicacional e a negligência por parte do corpo social. (Muito bem. Formulou a tese)

Vale ressaltar, em primeira instância, o quão a priorização do mundo virtual interfere em tal problemática. Consoante Zygmunt Bauman, célebre filósofo polonês, ao tratar de relacionamento (Vírgula) o termo "duradouro" entra em desuso, pois a preferência pelo abstrato desencadeia a ruptura de relações concretas. Sob essa lógica, a conjuntura atual vai de encontro a ideia de Bauman, haja vista que a facilidade com que se pode encontrar e "descartar" novos amigos e companheiros no âmbito digital é um fator que muito influencia nas relações pessoais, tornando-as mais vulneráveis. Além disso, a individualidade é rompida em detrimento da preservação dos padrões estéticos e, consequentemente, a manipulação do real torna-se um fundamento (Explore essa discussão com mais produtividade). Em suma, a legislação virtual carece de reformulações, a fim de conservar relacionamentos sólidos.

(Boa estratégia coesiva) Insta salientar, em segunda instância, que a má conduta dos indivíduos corrobora com o óbice. O "Imperativo Categórico", conceito trabalhado pelo filósofo prussiano Kant, afirma que o indivíduo deve agir com base em ações as quais gostaria de ver aplicadas como uma lei universal. Tal princípio, todavia, não é seguido por considerável parcela da sociedade, que, dotada de indiferença, protagoniza cenas de individualismo ao desprezar o sentimento de empatia e gerar danos psicológicos a outrem (Melhore a apresentação dessa discussão), de modo a ampliar o índice de divórcios e reduzir a taxa de uniões. Logo, é crucial que medidas sejam tomadas, como a mobilização de movimentos em prol da ruptura de estigmas idealistas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se imprescindível mitigar os males relativos a essa temática. Para tanto, é preciso que a sociedade refuta  refute os ideias de casamentos perfeitos, propagado em postagens nas redes sociais, por meio de iniciativas privadas, como a criação ONGs (Desenvolva a sigla) que promovam debates sobre o assunto com a participação de profissionais da área, a fim de preservar as uniões e acabar com os estereótipos em torno de uma vida sublime. Espera-se, com tal medida, que as condutas individuais possam ser ressignificadas em prol do bem coletivo.​​​​​​​ (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200