Súplica pela - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 20/05/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Juazeiro do Norte, 20 de maio de 2011

Excelentíssima secretária de segurança pública Regina Miki,

Escrevo-lhe esta carta devido a problemas que tenho visto em telejornais direcionados a segurança nas escolas, principalmente públicas. A razão pela qual envio-te este documento é um apelo em nome de todo o país.

Estamos em uma época na qual se enfrenta um grande problema que é a violência, e tem-se visto muitos casos de agressões e assassinatos nas escolas, principalmente o que houve recentemente no Rio de Janeiro, que a senhora deve saber muito bem. Muitas pessoas estão amedrontadas por conseqüência destes fatos, e alguns alunos deixaram de freqüentar escolas assustados com todos esses acontecimentos.

Digníssima Senhora Miki, rogo-te que reforces a segurança em ambientes escolares, pondo mais policiais e seguranças em volta das escolas, enviando profissionais para orientar tanto trabalhadores como pais e alunos sobre o que deve-se ou não fazer em casos como o citado acima. Aconselho também colocar detector de metais em escolas com mais freqüência de atos violentos, para extinguir e até mesmo evitar que alguns indivíduos entrem no ambiente educativo portando algum objeto cortante ou armas de fogo.

Apenas mais uma observação, suplico-lhe que não leia e fique com essa carta apenas na memória, mas trabalhe para colocar em prática o que aqui está escrito, pois se nada for feito, a população continuará amedrontada, e nada mais esperar-se-á que se faça em relação ao assunto descrito aqui, que tantos indivíduos estão ansiando que seja feita.

Atenciosamente

Isaque Cavalcante Cunha

Comentários do corretor


SIGA AS INSTRUÇÕES DA COLETÂNEA

TE OU LHE? ESCOLHA APENAS UMA FORMA PESSOAL DE TRATAMENTO

REVISE EM QUAIS CASOS USAR A CRASE

CUIDADO COMA REPETIÇÃO. DESNECESSÁRIO USO DO TERMO

 

Procure seguir as regras da proposta, tanto em relação ao formato da carta quanto ao conteúdo. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Você é capaz de fazer uma produção mais crítica e persuasiva.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente