Juazeiro do Norte, 20 de maio de 2011
Excelentíssima secretária de segurança pública Regina Miki,
Escrevo-lhe esta carta devido a problemas que tenho visto em telejornais direcionados a segurança nas escolas, principalmente públicas. A razão pela qual envio-te este documento é um apelo em nome de todo o país.
Estamos em uma época na qual se enfrenta um grande problema que é a violência, e tem-se visto muitos casos de agressões e assassinatos nas escolas, principalmente o que houve recentemente no Rio de Janeiro, que a senhora deve saber muito bem. Muitas pessoas estão amedrontadas por conseqüência destes fatos, e alguns alunos deixaram de freqüentar escolas assustados com todos esses acontecimentos.
Digníssima Senhora Miki, rogo-te que reforces a segurança em ambientes escolares, pondo mais policiais e seguranças em volta das escolas, enviando profissionais para orientar tanto trabalhadores como pais e alunos sobre o que deve-se ou não fazer em casos como o citado acima. Aconselho também colocar detector de metais em escolas com mais freqüência de atos violentos, para extinguir e até mesmo evitar que alguns indivíduos entrem no ambiente educativo portando algum objeto cortante ou armas de fogo.
Apenas mais uma observação, suplico-lhe que não leia e fique com essa carta apenas na memória, mas trabalhe para colocar em prática o que aqui está escrito, pois se nada for feito, a população continuará amedrontada, e nada mais esperar-se-á que se faça em relação ao assunto descrito aqui, que tantos indivíduos estão ansiando que seja feita.
Atenciosamente
Isaque Cavalcante Cunha
Comentários do corretor
SIGA AS INSTRUÇÕES DA COLETÂNEA
TE OU LHE? ESCOLHA APENAS UMA FORMA PESSOAL DE TRATAMENTO
REVISE EM QUAIS CASOS USAR A CRASE
CUIDADO COMA REPETIÇÃO. DESNECESSÁRIO USO DO TERMO
Procure seguir as regras da proposta, tanto em relação ao formato da carta quanto ao conteúdo. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Você é capaz de fazer uma produção mais crítica e persuasiva.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |