Na música “Cracolândia” (Vírgula) do Dj Alok e outros artistas, fala sobre a conscientização para aqueles que estão no caminho para se tornar dependente químico. Cracolândia fica no centro de São Paulo, onde aqueles que são viciados em drogas ou bebidas vão quando são expulsos de casa ou saem por vontade própria ao ver que está prejudicando o próximo com o seu vício. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Nesse contexto, qualquer dependência química é destrutiva, nela residem os medos e fraquezas do dependente e a dor de uma família inteira, causando até mesmo traumas e outras coisas.A esse respeito, tem muitas casas de habilitação para aqueles que querem ter ajuda para sair dessa vida de dependência, a maioria tem que ser paga e muita das vezes a família não tem como pagar e então aqueles que são dependentes acabam indo para as ruas. No site do g1, comenta como a cracolândia está cada vez ficando mais cheia e até mesmo se expandindo para outras ruas e ficando assim, até perigoso para aqueles que trabalham ou até mesmo mora perto do local, podendo ser roubados ou tendo suas casas invadidas pelos moradores da cracolândia. Sendo assim, poderia ter centros de habilitação para aqueles que não têm condição de pagar, mas tem vontade de deixar a dependência para se tornar uma pessoa melhor. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário medidas para ajudar e solucionar aqueles que querem ser ajudados. Por tanto Portanto, cabe ao governo ter a ideia e a iniciativa de construir mais casas de habilitação gratuitas, além de promover campanhas através da mídia, a exemplo de propagandas para conscientizar a população sobre a dependência química, a fim de que a dependência seja reconhecida e levada a sério no país. Feito isso, terá mais pessoas sendo ajudadas e menos julgadas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore a discussão com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |