[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hodiernamente, discute-se com frequência acerca dos desafios para o tratamento adequado de dependentes químicos no Brasil. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire, "Não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança." Em fato, dificulta-se uma transformação para o tratamento da dependência química, pois suas origens como a discriminação social e a negligência governamental ainda estão muito presentes. (Muito bem. Formulou a tese)

Como primeiro ponto, existem vários estigmas associados à dependência química e outros transtornos mentais, criando uma forte discriminação em relação ao tema. Consequentemente, pessoas que sofrem da doença ou mesmo utilizam dessas substância tendem a esconder sua condição e assim, (Sem vírgula) agravar ainda mais a sua saúde e prejudicar não só a si mesmo, como também a seus familiares e amigos. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental torna-se um fator em questão. Em sua grande maioria, o tratamento oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) acaba por ser ineficiente graças a falta de recursos da instituição, além da grande demanda de pacientes. Isso mostra-se como um obstáculo para um tratamento eficaz, além de desacreditar a população. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, torna-se necessário que o Ministério da Saúde aprimore os tratamentos oferecidos à população e crie campanhas que alertem a sociedade sobre o uso abusivo e a dependência de substâncias químicas, além de promover palestras em institutos de educação. Dessa forma, será possível que a problemática tangente aos desafios para o tratamento da dependência química no Brasil, minimize.​​​​​​​ (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200