Hodiernamente, discute-se com frequência acerca dos desafios para o tratamento adequado de dependentes químicos no Brasil. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire, "Não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança." Em fato, dificulta-se uma transformação para o tratamento da dependência química, pois suas origens como a discriminação social e a negligência governamental ainda estão muito presentes. (Muito bem. Formulou a tese)
Como primeiro ponto, existem vários estigmas associados à dependência química e outros transtornos mentais, criando uma forte discriminação em relação ao tema. Consequentemente, pessoas que sofrem da doença ou mesmo utilizam dessas substância tendem a esconder sua condição e assim, (Sem vírgula) agravar ainda mais a sua saúde e prejudicar não só a si mesmo, como também a seus familiares e amigos. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental torna-se um fator em questão. Em sua grande maioria, o tratamento oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) acaba por ser ineficiente graças a falta de recursos da instituição, além da grande demanda de pacientes. Isso mostra-se como um obstáculo para um tratamento eficaz, além de desacreditar a população. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, torna-se necessário que o Ministério da Saúde aprimore os tratamentos oferecidos à população e crie campanhas que alertem a sociedade sobre o uso abusivo e a dependência de substâncias químicas, além de promover palestras em institutos de educação. Dessa forma, será possível que a problemática tangente aos desafios para o tratamento da dependência química no Brasil, minimize. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |