Compreende-se que a vida de um dependente químico é muito complexa, justamente pelo fato de muitos não terem o controle do uso moderado de muitas substâncias ilícitas. Segundos cientistas e especialistas, drogas como o crack agem com um efeito eufórico e estimulante no corpo do usuário, sua duração tem em média 5 minutos, a sensação de prazer causa um vício muito rápido e intenso no cérebro humano. (Formule a tese)
Por mais que muitos usuários não queiram realizar o uso da droga, há uma necessidade psicológica que o foça a qualquer custo suprir este desejo de euforia e adrenalina. Em 9 de maio de 2022, PMs dispersaram usuários da cracolândia localizada na praça Princesa Isabel em São Paulo, a atitude da PM e do Estado dificultou ainda mais a regeneração destas pessoas (Melhore a apresentação dessa discussão). Os usuário se espalharam por diversos cantos da grande cidade, formando diversos pontos de tráfico e de aglomeração de dependentes químicos.
(Melhore a estratégia coesiva) O Sistema Único de Saúde (SUS), (Sem vírgula) tem seu programa gratuito de Atenção Primaria a Saúde (APS), que acolhe estes dependes e os auxiliam para recuperação. No entanto a sociedade (Vírgula) independente da classe, deve entender a situação precária que estas pessoas passam, e seus motivos que levaram a este ponto. Também em união, deve-se cobrar programas e atitudes mais relevantes do Ministério Publico do estado e do Ministério da Saúde, além do comprometimento e seriedade do Ministério da Segurança com a vida destes cidadãos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |