USUÁRIOS QUÍMICOS E SEUS DESAFIOS COM A SOCIEDADE - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Compreende-se que a vida de um dependente químico é muito complexa, justamente pelo fato de muitos não terem o controle do uso moderado de muitas substâncias ilícitas. Segundos cientistas e especialistas, drogas como o crack agem com um efeito eufórico e estimulante no corpo do usuário, sua duração tem em média 5 minutos, a sensação de prazer causa um vício muito rápido e intenso no cérebro humano. (Formule a tese) 

Por mais que muitos usuários não queiram realizar o uso da droga, há uma necessidade psicológica que o foça a qualquer custo suprir este desejo de euforia e adrenalina. Em 9 de maio de 2022, PMs dispersaram usuários da cracolândia localizada na praça Princesa Isabel em São Paulo, a atitude da PM e do Estado dificultou ainda mais a regeneração destas pessoas (Melhore a apresentação dessa discussão). Os usuário se espalharam por diversos cantos da grande cidade, formando diversos pontos de tráfico e de aglomeração de dependentes químicos.

(Melhore a estratégia coesiva) O Sistema Único de Saúde (SUS), (Sem vírgula) tem seu programa gratuito de Atenção Primaria a Saúde (APS), que acolhe estes dependes e os auxiliam para recuperação. No entanto a sociedade (Vírgula) independente da classe, deve entender a situação precária que estas pessoas passam, e seus motivos que levaram a este ponto. Também em união, deve-se cobrar programas e atitudes mais relevantes do Ministério Publico do estado e do Ministério da Saúde, além do comprometimento e seriedade do Ministério da Segurança com a vida destes cidadãos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200