ADRIELY2004 - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme “Amigos da clínica”, aborda a historia de quatro jovens viciados em drogas, que se conhecem em um centro de reabilitação. Diante disso, na realidade brasileira, a prática do uso de produtos ilícitos se tornou um sério problema para a saúde do país. Dentre tantos fatores relevantes temos: a fácil comercialização do produto e falta de investimento na saúde pública para que os dependentes químicos abandonem o vício. (Melhore a relação entre as discussões)

Em primeiro plano. (Vírgula) de acordo com dados estatísticos da OMS (Desenvolva a sigla), o Brasil é um dos países com maior número de mortes de overdose do mundo. Isso se deve à facilidade que as pessoas têm, atualmente, em comprar o produto livremente e com preço acessível a todos, que antes no século XVI era consumido para cura de doenças trazidas por escravos para o país, as ervas ao longo do tempo se tornaram produtos ilícitos (Melhore a construção dessa ideia). Sendo assim é preciso desacelerar o ritmo de comercialização para que menos pessoas se tornem se viciadas.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de investimentos no setor público de saúde é outro fator que contribui para o aumento de dependentes químicos. Nesse sentido, as Clinicas da Família, por exemplo, possuem um programa para os moradores de regiões carentes que desejam abandonar o vicio. Tal iniciativa necessita de mais investimentos, pois não conseguem atender a toda população. Logo, é imprescindível que o governo destine maiores verbas para a rede pública de saúde. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os dependentes químicos tenham um, (Sem vírgula) tratamento de qualidade, é preciso que o governo – órgão responsável pelos Três Poderes – crie projetos e programas sociais em parcerias com as mídias e o Ministério da Saúde para contratação de novos médicos e divulgar os problemas que os produtos ilícitos causa à saúde. Além de oferecer de forma gratuita tratamento com presença de outros profissionais como psicólogos, por meio de verbas governamentais a fim de atender com qualidade o maior número de pessoas possível. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200