[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A dependência química é considerada uma doença crônica multifatorial e incurável que pode ser fatal sem tratamento. O dependente químico é um indivíduo que apresenta dependência física e psíquica pelo consumo de substâncias ilícitas, que muitas vezes encontra como forma de escapismo de suas frustrações. Diante disso, na realidade brasileira, esse comportamento é um sério problema para a saúde no país. Dentre tantos fatores relevantes temos: causa e consequência. (Formule a tese com mais clareza)

Em primeiro plano, sabe-se que o crescimento da desinformação é uma das causas da disseminação dessa problemática. Segundo a matéria do jornal Estadão publicada pela advogada especialista em direito à saúde Renata Vilhena Silva, as operadoras de saúde não estão preparadas para acolher os casos de dependência química, alcoolismo ou transtornos mentais, e muitas vezes se recusam a tratá-los (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, a recusa de tratamento integral a esses pacientes é uma violação à Lei 9.656 da Constituição de 1998. Sendo assim, é preciso desacelerar o ritmo do preconceito para que a sociedade brasileira seja menos intolerante. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o alto índice de dependentes químicos decorrente do cenário atual, é outro fator que contribui para o agravamento dessa problemática. De acordo com o Sistema Único de Saúde, foi registrado no ano de 2021, (Sem vírgula) um aumento de 10% no diagnóstico de pessoas com transtornos mentais comportamentais decorrido do uso de drogas ilícitas em relação a 2020 com mais de 300 mil registros. Nesse sentido, o Ministério da Saúde alerta e conscientiza a população sobre os malefícios que as drogas e o álcool trazem à saúde e a sociedade. Logo, é crucial que o governo destine maiores verbas para a rede pública de saúde. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivar a queda da dependência química no Brasil é necessário que o governo- órgão responsável pelos Três Poderes- e o Conselho Federal invista mais na saúde e espalhar conhecimentos de prevenção e reinserção social de usuários e dependentes em parceria com o Ministério da Saúde por meio de verbas governamentais, a fim de desacelerar o nível de dependentes de produtos ilícitos na sociedade. Só assim o atendimento de qualidade e humanizado a pacientes com dependência química e portadores de doenças mentais será uma realidade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
.

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200