- Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 20/05/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Para melhorar a segurança nas escolas é preciso mudar o atual modelo educacional, pois, imaginar-se que o problema será resolvido somente com o aumento do aparato de segurança é uma falácia. Além do mais, o ensino não pode está sujeito a qualquer tipo de repressão.

Atualmente, há muitas reclamações de professores sobre o crescimento da violência nas escolas, alguns culpam a falta de participação dos pais, outros acusam a falta de estrutura dos locais de ensino que deixam as aulas monótonas e, por conseguinte, os alunos indisciplinados. Contudo, compreende-se que, apesar de controverso o tema tem um fator é consenso, pois é preciso fazer uma verdadeira “revolução” do sistema de ensino, no sentido de abrir as portas da escola para a comunidade e transformar o local em um lugar prazeroso, onde os discentes e seus pais gostem de estar.

Embora, fazer essa “revolução” seja imprescindível é importante também melhorar a qualificação de todos os agentes envolvidos no processo de ensino, ou seja, desde o porteiro até o diretor, todos têm que está preparado para contribuir para identificar os casos de discriminações e de bullying, a fim de auxiliar as vítimas e orientar ou punir os autores.  Assim, poderão evitar-se tragédias como a ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro, onde um ex-aluno matou 12 crianças.

Por outro lado, não é possível imaginar que o problema da insegurança das escolas públicas brasileiras seja resolvido apenas com o aumento do número de guardas nas portarias, ou com detector de metais nas portas, ou ainda com mais câmaras de filmagem. Essas medidas podem até mesmo inibir e deixarem os estudantes apreensivos, prejudicando o desenvolvimento escolar do educando, pois, o aprendizado não pode ter qualquer tipo de fator repreensivo.

Portanto, percebe-se quão é difícil encontrar uma única solução para o problema da violência nas escolas. Por isso, é preciso quebrar paradigmas e construir saídas que se adéquem a cada realidade, com o objetivo de proporcionar mais seguranças nos locais de ensino.

Comentários do corretor


USO INCORRETO DA VÍRGULA

APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA

CUIDADO COM A COESÃO

 

Estruture melhor as suas frases para que suas ideias fiquem mais claras; em alguns pontos, elas estão confusas. Não exite em usar pontos finais. Leia sempre mais e faça uma avaliação mais crítica da problemática. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente