Dependência química: Várias vidas, mesma história. - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A dependência química, de acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, é considerada uma doença com consequências físicas e mentais que geram danos aos dependentes, família e sociedade. Considerado no Brasil, (Sem vírgula) como um problema de saúde pública, as pessoas que fazem uso de substâncias nocivas à saúde, (Sem vírgula) enfrentam as consequências do vício e dificuldades para o tratamento, especialmente no SUS, Sistema Único de Saúde. (Formule a tese com mais clareza)

Primeiramente é preciso pontuar. que a dependência química pode ser de drogas ilícitas, maconha, crack, cocaína e também drogas consideradas lícitas, como o álcool e nicotina. No entanto, no que se refere as consequências e os desafios para tratar os dependentes, são os mesmos. O SUS, (Sem vírgula) não consegue absorver e proporcionar um tratamento multidisciplinar com médicos e psicólogos, a estes pacientes, visto que (Vírgula) de acordo com o Ministério da Saúde, o número de dependentes químicos no Brasil, (Sem vírgula) aumentou em 12% em 2021 em relação ao ano anterior. Visto sob outro ângulo, muitas pessoas não têm condições financeiras para arcar com o tratamento ou não têm acesso ao SUS. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso destacar que muitas destas pessoas, (Sem vírgula) apresentam transtornos mentais e doenças físicas, causadas pelo excesso de consumo de drogas. (Sem ponto final) que também precisam ser tratadas. Outro desafio enfrentado é a falta de apoio familiar. Muitos dependentes acabam indo morar nas ruas e acabam se aglomerando em locais públicos como a conhecida cracolândia, em São Paulo, dificultando a possibilidade de um tratamento. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, urge a necessidade de políticas públicas eficientes, com o fito de esclarecer a população sobre o uso de drogas. É preciso que o governo em parceria com as secretárias de saúde, (Sem vírgula) invistam e ampliem o atendimento aos dependentes químicos, promovam ampla campanha midiática para esclarecer os perigos e consequências do uso de drogas. Além disso, capacitar profissionais da área de saúde para atender os dependentes para que estes tenham tratamento adequado. Somente assim, com políticas públicas eficientes, será possível amenizar as consequências do uso de drogas e superar os desafios. ​​​​​​​(Apresente o meio e o detalhamento)
.

.

Comentários do corretor


Exlore a discussão com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200