È culpa da sociedade e das famílias - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o artigo 198 da Constituição federal brasileira, cabe ao poder público assegurar o direito à saúde a toda população brasileira. Isso inclui os dependentes químicos, como os usuários de drogas. Porém, devido ao preconceito exacerbado por grande parte da sociedade e a falta de cuidado especializado por parte das famílias (Muito bem. Formulou a tese), houve um aumento de mais de 40 mil registros entre os anos de 2020 e 2021.

Um dos principais desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil é o preconceito. (Truncamento) Uma vez que uma grande massa de pessoas possui ideias mal concebidas, como a de considerar um viciado em drogas um marginal ou ladrão, torna-se difícil a reinserção social dos mesmos. Segundo dados, o fator do vício e da dependência é um dos motivos maiores do afastamento hoje em dia pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nas empresas, o que faz com que o ex-usuário perca sua confiança. Ou seja, a falta de conhecimento dá lugar aos pré-julgamentos, distanciando a cura daqueles que mais a precisam. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outro desafio a ser vencido é a falta de apoio especializado pela família do usuário. Segundo dados (Apresente a fonte), mais de 75% dos viciados relatam ter vindo de suas próprias casa antes de ir para a cracolândia, o que demostra que o apoio por parte dos familiares da vítima não está sendo eficaz (Melhore a apresentação dessa discussão). Uma vez que o indivíduo não tem controle sobre seus atos, faz-se necessário que a família tenha conhecimento dos cuidados destinado a essas pessoas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, afim  a fim de amenizarmos o problema, é vital que o governo invista através de políticas públicas palestras, debates e a distribuição de panfletos informativos, afim de acabar com o preconceito. Também, é importante que o governo reserve vagas no mercado de trabalho, sendo estas destinadas aos ex-usuários. Além do mais, é fundamental que o governo dê às famílias dos usuários o suporte especializado e dirigido principalmente aos dependentes químicos, afim de que o problema seja resolvido o mais cedo possível. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200