Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O governo federal em 2019 sancionou a lei 13.840 a qual permite a internação à força de dependentes químicos no território nacional. A internação compulsória deve ser feita em unidadades de saúde, com o aval de um médico e prazo de 90 dias. Diferente de drogas lícitas, que em sua maioria são utilizados em larga escala, as drogas ilícitas são demonizadas e são repreendidas de forma violenta, além de serem utilizadas ilegalmente por pessoas em situação em vulnerabilidade social é urgente alternativas para que essa situação seja resolvida. (Melhore a contextualização do tema)

A mídia como ferramenta de influenciar as pessoas é inegavel, ademais a mesma torna as drogas em tabus para a sociedade, de forma negativa essa influência adentra a perspectiva do cidadão sem um debate para que seja utilizado formas eficazes para tratamentos de dependentes químicos, como por exemplo a terapia ocupacional, que encaminha o dependente para o mercado de trabalho. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) A repressão como resposta as drogas é inútil e não auxilia na situação socioeconômica da população de comunidades pobres, por exemplo. De tal maneira, é impossível não relacionar casos leves de pessoas que estavam em favelas e foram apreendidos com quantidades pequenas de entorpecentes (Vírgula) mas que são violentadas e reprimidas por policiais. Por isso é importante primeiro, (Sem vírgula) ter a educação como combate a desinformação e a preconceitos que permeiam na sociedade. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Em resposta a essa perspectiva o principal conciliador é o Ministério da Mulher,da Família e dos Direitos Humanos intervirem na lei 13.840 a fim de ser revogada no Congresso Nacional, tendo por medida os problemas gerados pela desigualdade social e exclusão dos dependentes químicos, por fim, isso poderia ser uma mudança que auxiliaria no desnvolvimento do cidadão através de terapias ocupacionais e sociais.​​​​​​​ (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200