Estudos apontam o Brasil como um dos países com mais dependentes químicos no mundo, sendo usuários de subistâncias químicas principalmente a faixa etária dos 18 a 53 anos de idade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)
Apesar de nem todos pensarem assim (Vírgula) a dependência química é sim uma doença, e exige um tratamento intenso até a cura total, podendo ainda ter recaídas. Hoje em dia temos no Brasil muitas clínicas de reabilitação, onde dependentes químicos se internam para realizar o tratamento. Alguns conseguem lidar melhor com a situação, enquanto outros enfrentam grandes crises de abstinência e não conseguem concluir o tramento. Um dos principais desafios para o tratamento adequado no Brasil são as condições financeiras, já que a maioria das clínicas de reabilitação são particulares, além de algumas exigirem que o dependente vá por vontade própria e não a mando de outros, o que não é fácil, já que o mesmo terá que decidir abandonar o que lhe era usado em grande frequência. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de o país possuir um grande número de unidades de tratamento, a grande maioria é particular como dito anteriormente, então cabe ao governo federal dar uma melhor estrutura a essas pessoas ou com tratamento gratuíto ou também com algum tipo de auxílio para ajudar a manter a pessoa internada, por conseguinte a partir do momento em que a pessoa não consegue se ver sem certa substância, ela já é considerada um dependente químico, que é sim uma doença e carece de tratamento. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |